Adelço de Almeida é homenageado

O ex-presidente do Sindicato dos Químicos de São Paulo, Adelço de Almeida, cassado pela ditadura militar em 1964, recebeu uma homenagem póstuma no ultimo dia 9 de dezembro.

O título de Cidadão Paulistano aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo foi entregue para a família de Adelço numa solenidade festiva organizada na subsede de São Miguel.  A iniciativa da homenagem foi do vereador Hélio Rodrigues, que também é presidente do Sindicato.

Além do reconhecimento pela história desse operário do ramo químico que liderou e presidiu o Sindicato durante a ditadura, a homenagem é uma forma de registrar para futuras gerações o importante trabalho desempenhado por Adelço.

O Sindicato também fez um resgate histórico da vida do companheiro que está neste link. Confira!

Adelço de Almeida, receberá homenagem postuma

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou o Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Hélio Rodrigues, que também é presidente do Sindicato dos Químicos de São Paulo,  que confere o título póstumo de cidadão paulistano ao companheiro Adelço de Almeida, que foi presidente deste Sindicato e cassado pela ditadura militar.

A familia de Adelço, defensor incansável da democracia e dos direitos da categoria,  receberá a homenagem no dia 9 de dezembro, na subsede do Sindicato, em São Miguel Paulista.

 

 

Dia 20 de novembro será feriado Nacional

O Dia 20 de novembro passará a ser feriado Nacional e vai se chamar Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A Câmara dos Deputados aprovou na última semana a proposta que torna o feriado da Consciência Negra, um feriado Nacional.

O projeto já foi aprovado pelo Senado e segue agora para a sanção presidencial. 

Atualmente, o dia 20 de novembro é feriado em seis estados e em 1.260 cidades.  

Governo atualiza lista de doenças causadas pelo trabalho

A Lista de Doenças relacionadas ao Trabalho foi atualizada pelo Ministério da Saúde. A atualização, já publicada no Diário Oficial,  é resultado da luta permanente da CUT e dos sindicatos

Passam a fazer parte da nova lista 165 patologias, incluindo a Covid-19, alguns tipos de cânceres, distúrbios músculo-esqueléticos, como inflamações em tendões, ossos, articulações, ansiedade, abuso de drogas, tentativas de suicídio e a Síndromme de Burnout, dentre outras.