Trabalhadores protestam pela queda dos juros

Trabalhadores de todo o país voltaram a protestar contra o juro alto. Hoje (31),  primeiro dos dois dias de reunião do Comitê de Políticas Monetárias (Copom) do Banco Central (BC), para decidir mudanças na alta taxa básica de juros da economia brasileira (Selic), ocorreram manifestações em varias capitais.

A categoria bancária tem liderado as manifestações pela redução da Selic desde fevereiro, quando começou a campanha, tanto em manifestações de rua como nas redes sociais, com a hashtag #JurosBaixosJá.

Em São Paulo, a concentração foi em frente ao Banco Central, na avenida Paulista.

De acordo com a economista da subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Vivian Machado, a tendência é de nova queda de 0,5 ponto percentual nos juros básicos – que seria a terceira seguida. Com isso, a Selic passaria dos atuais 12,75% para 12,25%.

Sorteio de vagas em Solemar será dia 26

Final de ano chegando….está na hora de pensar nos feriados de Natal e Ano Novo.  Quer participar do sorteio para se hospedar em Solemar?  Acesse o WhatsApp da Colônia de Férias (11-99306-2746 – Opção 4) e pegue sua senha. Desta vez o sorteio será híbrido. Presencial no auditório da Liberdade (Rua Tamandaré, 348) ou pelo Zoom. Mas é preciso ser sócio para participar!

Veja abaixo as orientações gerais para participar do sorteio presencial ou do sorteio online.

O sorteio será no dia 26 de novembro, às 10 horas.
Presencial: Rua Tamandaré, 348 – O portão fechará às 10 horas, e  passando desse horário não será possível a entrada.
TRAZER A SENHA IMPRESSA NO DIA DO SORTEIO E CARTEIRINHA DO SÓCIO.

Online: Abaixo o link de acesso para a entrar na sala do Zoom no dia do sorteio.
https://us06web.zoom.us/meeting/register/tZctfuivrD4sEtUtBwCj7KtsyEfd2U4piQc8#/registration
Quem for  participar do sorteio  online deve preencher os dados da inscrição com o número da senha e período – Natal ou Ano Novo – para participar.
É preciso permanecer na sala até o final do sorteio.

 

Químicos garantem aumento real e decidem assinar acordo

Na última sexta-feira, dia 27 de outubro, os trabalhadores do setor químico decidiram, em assembleia, pela assinatura do acordo coletivo que garante a renovação de todas as cláusulas da Convenção Coletiva por mais dois anos.    

A proposta negociada com a bancada patronal  também vai repor a inflação integral do período, que deve fechar em aproximadamente, 4,38%, e garantir mais 1% de ganho real, ou seja um ganho acima da inflação.

Esse índice será aplicado nos pisos da categoria e também na PLR.

O índice oficial da inflação deve ser divulgado até o dia 8 de novembro. 

14º CONCUT: Sergio Nobre destaca compromisso da Central com os trabalhadores

Com o auditório do Expo Center Norte lotado por mais de dois mil delegados e delegadas sindicais de todos os cantos do país, além de lideranças internacionais, teve início na noite desta quinta-feira (19), em São Paulo, o 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), evento histórico para a classe trabalhadora e o movimento sindical dado o contexto em que é realizado. Em 2023 a CUT está completando 40 anos de história e, para além da comemoração dessas quatro décadas de luta, o CONCUT acontece em um cenário de reconstrução do Brasil, após sete anos de destruição de direitos, ataques à democracia e tentativas de enfraquecimento do movimento sindical, patrocinados pela extrema direita.

Somado a esses fatores, o 14º Congresso Nacional da CUT vem com o objetivo de traçar a estratégia a ser adotada nos próximos anos para representar todo o conjunto da classe – trabalhadores formais e informais.

Na abertura do Congresso, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marino, que também foi presidente da CUT, leu uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na carta, Lula saudou a central, justificou sua ausência – por conta de uma cirurgia – e defendeu um sindicato forte e o protagonismo trabalhista no debate sobre transição climática.

O texto foi entregue por um motoboy para simbolizar e demonstrar que a maior central sindical do país está conectada às novas necessidades da classe trabalhadora.

Na mensagem, o presidente abordou todos os temas tratados durante as mesas que antecederam a abertura oficial do encontro e destacou que após seis anos seguidos de ataques à CLT e ao direito à organização sindical, o terceiro mandato do presidente retoma discussões sobre antigos desafios, como a melhoria da organização de base da classe trabalhadora e condições de salário, vida e trabalho. Mas também novos, como a digitalização da economia que podem varrer milhares de vagas de emprego e precarizar ainda mais as relações trabalhistas.

Sérgio Nobre enaltece luta dos trabalhadores

Anfitrião do Congresso, o presidente da CUT, Sérgio Nobre, agradeceu o apoio que a direção da entidade teve, em especial nos últimos quatro anos. “Neste período sofremos muitos ataques, além de dois anos impossibilitados de nos reunir, por causa da pandemia”, lembrou. “Se nós chegamos até aqui, e vitoriosos, foi muito pela solidariedade e compromisso de cada organização nossa, dos sindicatos, federações, confederações, as estaduais que nos ajudaram com todo o apoio, seja financeiro, seja na política”, pontuou.

Nobre observou ainda que, foram as entidades sindicais, aliadas aos movimentos sociais, que ajudaram a garantir a vitória do terceiro mandato do presidente Lula e que essa união precisa prosseguir para que a luta dos trabalhadores obtenha avanços.

“Não teríamos chegado aqui e vencido a eleição presidencial de 2022 não fosse a construção da união com os movimentos sociais. Nossa unidade em defesa dos direitos, porque os ataques foram grandes, foi fundamental para derrotar a famigerada PEC 32, para derrotar a MP 1045, pra conquistar o auxílio emergencial de 600 reais pra proteger os trabalhadores na pandemia, pra retomar a política de valorização do salário mínimo e pra dar sustentação no Congresso, onde o centrão trabalha contra a nossa pauta. De forma unitária em 2026 temos que reeleger Lula e um congresso melhor”, complementou.

Sérgio Nobre também reforçou o coro para que todos atuem em união pela paz no Oriente Médio. “Nós nos somamos à Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas (CSA), porque é muito importante que todas as organizações, no Brasil e internacionais, não vacilem. Temos que ser uma voz pelo cessar fogo imediato e pela ajuda ao povo palestino”, concluiu.

Dia 20 de novembro é feriado Estadual

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, agora é feriado Estadual. A lei 17.746 que trata do assunto foi aprovada em setembro. Portanto, se a empresa chamar para trabalhar a hora extra conta como feriado.  Consulte a convenção coletiva e, em caso de dúvida, o departamento jurídico do Sindicato.

Colônia de Solemar e Clube já estão funcionando

Com a proximidade do verão, o Sindicato reabriu a colônia de férias de Solemar e o clube de campo de Arujá.  Os dois espaços passaram por obras de revitalização e estão prontos para receber os associados neste verão.

As reservas podem ser realizadas pelo WhatsApp (11) 99306-2746 – opção 1.

Em breve informaremos sobre o sorteio para o feriado de final de ano.  Acompanhe nas nossas redes sociais!

Assembleia decisiva do setor químico será dia 27 de outubro

Os dirigentes do Sindicato se reuniram com a bancada patronal no último dia 18 de outubro para debater a pauta de reivindicações do setor químico. A conversa com os patrões não foi fácil, mas a direção do Sindicato foi irredutível quanto a necessidade de um ganho real (acima da projeção ida inflação) para o setor químico.

Após essa rodada de negociação os dirigentes se reuniram para avaliar a proposta e decidiram chamar os trabalhadores para uma assembleia decisiva.  O encontro com os trabalhadores será na próxima sexta-feira, dia 27 de outubro, às 18 horas.    A assembleia será presencial, no auditório da Liberdade (Rua Tamandaré, 348) e o Sindicato disponibilizará transporte saindo de pontos de encontros das regiões.

“A participação de todos os trabalhadores é muito importante nesta assembleia.  Este é o momento em que vamos analisar a projeção da inflação, a atual conjuntura e decidir se aceitamos ou não a proposta patronal”, explica Edson Passoni, secretário de Comunicação do Sindicato.