O fim dos impostos sobre os medicamentos será discutido em Audiência Pública na segunda-feira, dia 2 de dezembro, às 9h, no Auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa de São Paulo.
O imposto dos medicamentos no Brasil é um dos mais caros no mundo, representam um terço do preço final dos produtos: 33,9%.
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 301 propõe que os impostos sejam retirados, diminuindo o preço para os consumidores. A proposta é do deputado federal Francisco Chagas (PT-SP), que também é diretor do Sindicato. Chagas ressalta que os medicamentos são itens essenciais para algumas pessoas : “O paciente que mantém sob controle doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão sofre menos internações e não onera o sistema de saúde pública”, avalia.
Além de garantir saúde para a população carente, a proposta do deputado também estimula investimentos externo e interno e gera emprego e renda. Portanto, conta com o apoio não só dos trabalhadores, mas também da indústria de medicamentos.