Entre os dias 4 e 7 de outubro, dirigentes sindicais de todo o Brasil participaram da 13ª Plenária Nacional da CUT. A atividade foi realizada em Guarulhos e preparou as discussões para o Congresso da entidade que ocorre em 2012. O Sindicato dos Químicos de São Paulo participou do evento e traz aqui a palavra de alguns companheiros que representam os trabalhadores na CUT estadual e nacional, além do coordenador geral da CNQ, que fala sobre a importância do Ramo Químico nas discussões.
Renato Zulato
(Coordenador de Finanças da CUT São Paulo)
“Existe uma pauta da classe trabalhadora que é viva e, por isso, está sempre se renovando. A Plenária é um momento importante para os dirigentes sindicais se reorganizarem e preparem as lutas em conjunto. A nossa história mostra que nos momentos de unidade a vitória dos trabalhadores foi concreta”, explicou Renato.
Rosana Souza
(Coordenadora da Juventude da CUT Nacional)
“A Juventude foi destaque na Plenária Nacional, os companheiros emocionaram ao montar um quadro na abertura da atividade. Também mostraram ousadia ao defender uma maior rotatividade nas direções. Lugar de jovem é na militância, para isso é preciso criar espaços”, defendeu Rosana.
Antenor Eiji Nakamura
(Coordenador Geral da CNQ)
“O Ramo Químico tem uma importância estratégica no desenvolvimento social industrial brasileiro, principalmente com a descoberta do Pré-sal. Passamos por um momento em que o Governo precisa dar mais atenção em criar e manter empregos no Brasil. A CUT tem papel decisivo nessa discussão. Precisamos melhorar e qualificar nossos empregos”, concluiu Kazu.