Dirigentes participam da 13ª Plenária Nacional da CUT

Entre os dias 4 e 7 de outubro, dirigentes sindicais de todo o Brasil participaram da 13ª Plenária Nacional da CUT. A atividade foi realizada em Guarulhos e preparou as discussões para o Congresso da entidade que ocorre em 2012. O Sindicato dos Químicos de São Paulo participou do evento e traz aqui a palavra de alguns companheiros que representam os trabalhadores na CUT estadual e nacional, além do coordenador geral da CNQ, que fala sobre a importância do Ramo Químico nas discussões.

Renato Zulato
(Coordenador de Finanças da CUT São Paulo)

“Existe uma pauta da classe trabalhadora que é viva e, por isso, está sempre se renovando. A Plenária é um momento importante para os dirigentes sindicais se reorganizarem e preparem as lutas em conjunto. A nossa história mostra que nos momentos de unidade a vitória dos trabalhadores foi concreta”, explicou Renato.

Rosana Souza
(Coordenadora da Juventude da CUT Nacional)

“A Juventude foi destaque na Plenária Nacional, os companheiros emocionaram ao montar um quadro na abertura da atividade. Também mostraram ousadia ao defender uma maior rotatividade nas direções. Lugar de jovem é na militância, para isso é preciso criar espaços”, defendeu Rosana.

Antenor Eiji Nakamura
(Coordenador Geral da CNQ)

“O Ramo Químico tem uma importância estratégica no desenvolvimento social industrial brasileiro, principalmente com a descoberta do Pré-sal. Passamos por um momento em que o Governo precisa dar mais atenção em criar e manter empregos no Brasil. A CUT tem papel decisivo nessa discussão. Precisamos melhorar e qualificar nossos empregos”, concluiu Kazu.
 

Encontro de cipeiros no Sindicato

No dia 15 de outubro, sábado, foi realizado, na sede do Sindicato, o Encontro de Cipeiros. Organizado pela Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, a atividade contou com a presença de mais de 50 trabalhadores da categoria. A atividade teve uma série de mesas-redondas que abordaram temas importantes como a Mudança da NR-12 (Norma Reguladora sobre Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos), a OLT (Organização no Local de Trabalho) e Trabalho Decente.

Para Lourival Batista, coordenador da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, encontros como esse são importantes para a troca de experiências entre os trabalhadores. “O debate de ideias sempre enriquece o trabalhador e dá mais ferramentas para que ele possa negociar para melhorar as condições no local de trabalho.”
 

Greve e negociações garantem sábados alternados para os trabalhadores da Mazda

Após dois dias de greve e negociações, os trabalhadores da Mazda, junto com o Sindicato dos Químicos, conseguiram garantir sábados alternados de descanso, o que garante mais horas de lazer. Além disso, os trabalhadores do turno da noite não trabalharão mais aos domingos. A greve aconteceu após tentativas de diálogo com a empresa, que se recusava a participar. Ainda há uma pauta em negociação, a implantação de uma Comissão de PLR. O Sindicato continua pressionando a empresa para que essa reivindicação dos trabalhadores seja também conquistada.
 

Mais de 500 trabalhadores nas Plenárias Congressuais

Plenária de Santo AmaroEntre os dias 21 e 22 de outubro, o Sindicato realizou as Plenárias Regionais do VI Congresso da Categoria. Mais de 500 companheiros participaram das atividades realizadas na Sede e nas subsedes. Para facilitar o acesso dos trabalhadores que fazem turno, havia vários horários à disposição: 7, 11, 15 e 18 horas na sexta-feira e 7, 11 e 15 horas no sábado.

Os dirigentes que conduziram as Plenárias distribuíram e explicaram o conteúdo-base, exposto num caderno de debates. Agora, os trabalhadores têm até o dia 19 de novembro para encaminhar sugestões de alteração na proposta apresentada na pré-tese. Depois de aprovadas no Congresso, todas as sugestões seguem p ara aprovação em Assembleia da categoria.

Parabéns aos companheiros, que superaram as expectativas. A grande participação e o compromisso dos trabalhadores reforçam o sentimento da diretoria do Sindicato de que tudo está no caminho certo. A presença dos trabalhadores consolida o projeto de participação.

A próxima agenda do Congresso será no dia 11 de novembro, com uma Plenária na Sede para os trabalhadores aposentados; depois haverá Plenárias Regionais no dia 19 de novembro na Sede e nas subsedes. Finalmente, nos dias 9, 10 e 11de dezembro ocorre o Congresso.
 

Patrões não querem negociar reivindicações dos trabalhadores

Há uma sensação de que os patrões não querem negociar! O esforço feito pelos sindicatos e trabalhadores não foi suficiente na primeira rodada de negociação com os representantes patronais, realizada em 19 de outubro na Sede do Sindicato dos Químicos de São Paulo. Infelizmente, a resposta para a pauta de reivindicações foi uma só: NÃO! Os patrões não aceitaram nenhuma cláusula social e jogaram para o dia 31 de outubro a negociação do reajuste salarial (6% + inflação), PLR (R$ 1.200,00) e Piso Salarial (R$ 1.200,00).

O argumento utilizado para negar a negociação foi o de que nossos pedidos teriam impactos econômicos. Algo que não concordamos. Portanto, se recusam a discutir: a Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas; a licença-maternidade de 180 dias; período para amamentação de 180 dias; horas extras de 80% e 130%; fim da terceirização; fim das demissões imotivadas; direito à Organização no Local de Trabalho.

A discordância é tamanha, que o impasse sugere ações mais contundentes. Os trabalhadores organizarão atividades nas portas de fábricas nos próximos dias e, conforme for a proposta nas negociações do dia 31, a possibilidade de GREVE não está descartada como uma forma de luta.

Durante as negociações, os dirigentes indicaram o dia 26 para a segunda rodada de negociações. No entanto, a data também não entrou em discussão. A postura dos patrões tem impossibilitado um diálogo, os trabalhadores reivindicam uma pauta possível e maioria das cláusulas não tem sequer impacto econômico. Da forma como estão as negociações, o problema dos patrões não é discutir dinheiro apenas, também é discutir qualidade de vida dos trabalhadores, e isso é inegociável.

Sorteio de fim de ano para Colônias de férias e Clube de campo

Este ano o sorteio de vagas para Natal e Ano Novo nas Colônias de férias e Clube de campo do Sindicato acontecerá no dia 4 de novembro (sexta-feira) na sede do Sindicato, às 20h, com tolerância máxima de 15 minutos. É importante lembrar que os companheiros, no ato da inscrição, deverão escolher se querem concorrer à vagas de Natal ou Ano Novo.

Para concorrer, o sindicalizado deverá trazer sua carteirinha de sócio do Sindicato e um documento com foto. Se por algum motivo você estiver sem carteirinha, é preciso trazer o último holerite onde consta o desconto da mensalidade sindical.

 

Local: Rua Tamandaré, 348 – Liberdade

Data: 04/11

Horário: 20h

 

Trabalhadoras se reúnem em mais uma atividade prepatória

As mulheres da categoria se reuniram pela segunda vez neste mês em mais uma plenária regional. Dessa vez a atividade aconteceu na Lapa e reuniu cerca de 70 trabalhadoras que puderam discutir o tema “Assédio Moral” com a participação de Margarida Barreto, médica do trabalho.

No dia 2 de outubro elas se reuniram pela primeira vez, na Sede do Sindicato. Essas duas atividades foram preparatórias para o Encontro Geral das Mulheres da Categoria, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro, sábado e domingo respectivamente.

Para o dia 5 já foi confirmado o Local e o horário (Sede do Sindicato, às 9h) e todas as companheiras que participaram dos encontros preparatórios já estão credenciadas para participar das atividades nos dois dias. No sábado será anunciado o local das atividades do domingo. Participe!

 

Com 98% das urnas apuradas e 54% dos votos, Cristina Kirchner comemora vitória

A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, comemorou mais de uma vitória na madrugada desta segunda-feira (24). Ela conquistou os votos de mais da metade dos eleitores que foram às urnas nesse domingo (23), garantindo um segundo mandato de quatro anos, e obteve ainda grande vantagem em relação ao segundo colocado – o socialista Hermes Binner.

Primeira mulher eleita e agora reeleita presidenta da Argentina, Cristina Kirchner bateu outro recorde: recebeu mais votos numa eleição que todos os presidentes eleitos nos 28 anos de democracia no país. Ela iniciará seu segundo mandato no próximo dia 10 de dezembro quase sem oposição.

A eleição foi uma das mais tranquilas da história argentina – sem incidentes, nem denúncias de fraude ou de roubo de urnas. A grande maioria (79%) dos 29 milhões de eleitores argentinos votou ontem para eleger presidente, vice-presidente, metade da Câmara dos Deputados, um terço do Senado e governadores.

Até as 6h (horário de Brasília) da segunda-feira, 98% dos votos tinham sido apurados. Cristina Kirchner e seu candidato a vice – o ministro da Economia, Amado Boudou – tinham conquistado 53,8%. A surpresa ficou por conta de Binner que, em dois meses, pulou do quarto para o segundo lugar. De acordo com os resultados preliminares, ele terá 17% dos votos.

A votação terminou às 19h (horário de Brasília) e três horas depois, Cristina Kirchner fez seu discurso como presidenta reeleita, no comitê de campanha. Em tom conciliador, ela convocou todos a trabalharem juntos pelo país – mesmo aqueles que não votaram nela. “Sozinha, não se pode tudo. Precisamos da colaboração de todos”, disse.

A presidenta reeleita agradeceu os aliados, a oposição e os presidentes da América do Sul que telefonaram para dar os parabéns. O primeiro nome que mencionou foi o da presidenta Dilma Rousseff. “Quero agradecer o telefonema solidário, amigo, fraternal, regional de Dilma Rousseff – a companheira Dilma”, disse.

O comitê de campanha estava lotado e cercado, desde cedo, por uma multidão. Milhares de argentinos, que não puderam entrar, caminharam até a Praça de Maio, em frente ao palácio presidencial. Apesar do clima de festa, Cristina disse que sentia alegria, mas também tristeza: esta semana coincide com o primeiro ano da morte de seu marido, o ex-presidente Nestor Kirchner. “Quero agradecer também a alguém que já não pode mais me ligar, mas que é o grande fundador da vitória desta noite”, disse a presidenta, ao admitir que sem Kirchner ela nunca teria chegado onde está.

A surpresa do dia foi a decisão de Cristina de ir até a Praça de Maio para festejar com o povo. Ela cantou e dançou em um palco, junto com seus filhos e o vice-presidente. Uma das primeiras tarefas da presidenta será escolher um novo ministro da Economia para substituir Boudou.

 Para mais informações, acesse: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/internacional/2011/10/com-98-das-urnas-apuradas-cristina-kirchner-comemora-vitoria

VI Congresso dos Químicos de São Paulo

Na noite de sexta-feira (30/9) foi aberto o VI Congresso dos Químicos de São Paulo. Na oportunidade, foi aprovado o regimento interno com as datas das plenárias regionais. O Congresso prepara os trabalhadores para enfrentar os desafios do próximo período. A primeiras plenárias regionais estão marcadas para os dias 21 e 22 de outubro. É preciso ser sindicalizado e participar de ao menos uma plenária para ser delegado. Confira a íntegra do regimento no site. O Congresso abrange todos os trabalhadores filiados ao Sindicato. O trabalhador tem vários horários para escolher.

Plenárias Regionais
Horários – 7, 11, 15 e 18 horas (dia 21, sexta-feira)
Horários – 7, 11 e 15 horas (dia 22, sábado)
 
LOCAIS: Sede Central: Rua Tamandaré, 348 – Liberdade
• Subsede da Lapa: Rua Domingos Rodrigues, 420
• Subsede de Santo Amaro: Rua Ada Negri, 127
• Subsede da Taboão da Serra: Rua Kizaemon Takeuti, 1.751
• Subsede da São Miguel: Rua Arlindo Colaço, 32
• Subsede de Caieiras: Rua São Benedito, 105
 

Sindicato recebe o ministro da Educação

O ministro da Educação, Fernando Haddad, visitou o Sindicato dos Químicos de São Paulo na manhã de 8 de outubro. O ministro falou para um grupo de sindicalistas sobre a importância da educação e sobre os avanços que o Governo Dilma vem consolidando. Haddad, na gestão do então presidente Lula, foi o criador do ProUni – Programa que possibilita a jovens de baixa renda acesso à universidades particulares, além da expansão da universidades públicas. A pedido da presidente Dilma acaba de lançar o Pronatec – Programa de expansão do ensino técnico e universitário. Falou também sobre a cidade de São Paulo, que não avança na mesma velocidade do que o resto do país e que isso se deve exclusivamente à má administração atual.