O nome de Marlon Weichert, procurador da República em São Paulo, transformou-se em sinônimo da luta para que o Brasil faça as pazes com seu passado. Longe de defender que se coloque uma pedra sobre o assunto, como defendem setores militares, o representante do Ministério Público Federal trata de investigar o que aconteceu na ditadura (1964-85).
Mês: julho 2023
China tem mais de 130 operários intoxicados em fábrica de iPhone
Um total de 137 operários de uma fábrica chinesa de telas para telefones iPhone da Apple ficaram intoxicados por um produto químico em 2009, revelou nesta quinta-feira (24) a empresa empregadora, com sede em Taiwan.
Urbanista diz que prefeitura de SP precisa rever políticas para moradores de áreas de risco
A prefeitura de São Paulo precisa estabelecer uma política habitacional consistente para reduzir efetivamente o número de famílias que vive em áreas de risco, disse o urbanista do Instituto Polis, Kazuo Nakano. “Enquanto a gente não tiver uma política habitacional boa, as famílias vão continuar indo para essas áreas”, acrescentou.
ProUni encerra segunda etapa de inscrições
Estudantes interessados em participar da segunda etapa de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta quinta-feira (24) para se inscrever pela internet.
Com 152 mil vagas, emprego formal teve seu segundo melhor janeiro da história
O mercado formal de trabalho criou 152.091 postos de trabalho em janeiro (crescimento de 0,42% sobre o estoque), segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Foi o segundo melhor resultado para o mês na série histórica, iniciada em 1992, ficando atrás apenas do saldo apurado no ano passado (181.419). O saldo é resultado de 1,650 milhão de contratações e 1,498 milhão de demissões. Em 12 meses, na série ajustada, que inclui informações entregues fora do prazo, o número de empregos com carteira atingiu 2.467.372, expansão de 7,34%.
O ministério informou que passará a divulgar duas séries de emprego com base no Caged, com e sem ajustes. O objetivo, afirma o MTE, é “retratar com maior fidedignidade a realidade do mercado de trabalho formal celetista”. A série com ajustes considera declarações entregues fora do prazo. A outra será mantida para não interromper a série histórica. De janeiro a dezembro de 2010, por exemplo, foram declarados 2.136.947 empregos. Com ajustes, esse total chega a 2.555.421.
Uma semana após repressão policial, movimento contra alta do ônibus promete nova manifestação em SP
Ativistas contra o aumento da tarifa de ônibus em São Paulo prometem uma grande manifestação nesta quinta-feira (24). Há seis semanas, militantes do Movimento do Passe Livre (MPL), estudantes, trabalhadores e pessoas insatisfeitas com o reajuste do ônibus organizam protestos públicos às quintas-feiras.
Política de seleção de professores em SP é uma “aberração”, diz pesquisadora
A médica pesquisadora da Fundacentro, Maria Maeno, critica a prática do governo de São Paulo por impedir a posse de professores aprovados em concurso público para a rede estadual de ensino por tirarem licença por motivo de depressão, em algum momento da carreiras. Para ela, as exigências para contratação de professores são “absurdas” e “discriminatórias”.
Órgãos públicos e empresas têm o dever de garantir um ambiente de trabalho sadio, pleitea a médica. Ela acredita que o governo de São Paulo deveria analisar a precariedade a que seus trabalhadores estão submetidos e dar condições dignas ,em vez de impor um perfil irreal. “Esquece-se da promoção da saúde e parte-se para a discriminação, para a seleção de alguns que eles consideram mais resistentes, mais capazes de enfrentar esses problemas”, sugere.
Justiça suspende reajuste de inspeção veicular em São Paulo
O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu liminar determinando a suspensão do reajuste da taxa de inspeção veicular na capital paulista. A decisão foi tomada pelo desembargador Artur Marques nesta terça-feira (22).
Bolsa Família chega a 12,9 milhões de atendidos
O Programa Bolsa Família, que tem por objetivo combater a fome e a pobreza, alcançou a meta de atendimento definida em abril de 2009. São 12,9 milhões de famílias que podem sacar o benefício. As informações são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e foram baseadas nos Mapas da Pobreza, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que, para cada R$ 1 investido no Bolsa Família, o Produto Interno Bruto (PIB) aumenta em R$ 1,44. Metade dos recursos é destinada à região Nordeste. Bahia, Pernambuco e São Paulo lideram em total de valores recebidos.
Neste ano, 1,3 milhão de famílias precisarão renovar seus dados para evitar o cancelamento do programa. A lista das famílias que está no processo de revisão de 2011 já está disponível para os gestores no Sistema Integrado do Programa Bolsa Família (Sigpbf), no site do MDS.
Investir em atividades sustentáveis pode ajudar a combater pobreza, defende ONU
O investimento de 2% da atual riqueza mundial em setores que estimulem o desenvolvimento sustentável pode levar a economia global a crescer acima do limite máximo imposto pelo atual modelo econômico, ajudando no combate à pobreza e ao desperdício. A conclusão consta de um relatório do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (Pnuma) que contesta o argumento de que investimentos ambientais retardariam ou impediriam o crescimento econômico.