O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira, por 8 votos a 2, que o eleitor só precisa levar um documento oficial com foto na hora da votação. A maioria dos ministros acatou ação do PT contrária à obrigatoriedade de dois documentos.
Mês: julho 2023
Lei da Ficha Limpa está em pleno vigor, diz Lewandowski
Diante da indecisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, afirmou que a lei está em pleno vigor e será aplicada “com rigor” pela Justiça Eleitoral.
1º Concurso de Poesia do Sindicato dos Químicos
As inscrições do 1º Concurso de Poesia do Sindicato dos Químicos estão acabando! Você tem até dia 30 de setembro para enviar sua poesia. Participe! Envie sua poesia para o e-mail sec.cultura@quimicosp.org.br (Assunto: “Concurso de Poesia”) ou por carta para o endereço: Sindicato dos Químicos – Secretaria Geral (Concurso de Poesia) Rua Tamandaré, 348 Liberdade – São Paulo – SP CEP 01525-000.
Fim da alta programada
Foi assinada, no dia 19 de julho, a Ação Civil Pública (ACP) nº 2005.33.00.020219-8, que dá fim à Cobertura Previdenciária Estimada (COPES), também conhecida como Alta Programada.
O fim da Alta Programada é o resultado da constante luta que contou com a participação de diversas entidades sindicais, entre elas a CUT e o Sindicato dos Químicos. Durante os 6 anos que a lei esteve em vigor, muitos trabalhadores foram prejudicados, pois dava altas aos trabalhadores sem que, muitas vezes, eles estivessem em condições de voltar ao trabalho. Com isso, perdiam o auxílio do INSS e a empresa se recusava a aceitá-lo novamente em seu posto.
O INSS alegava que a COPES tinha o objetivo de diminuir as filas nos postos de atendimento, mas o que se viu ao longo desses anos foi uma série de injustiças contra os trabalhadores.
Mais informações acesse: http://www.redebrasilatual.com.br/multimidia/blogs/curta-essa-dica/festival-do-rio-aposta-em-temas-diferenciados-e-atividades-publicas
Festival do Rio exibe 300 filmes em 15 dias
Durante duas semanas, o Rio de Janeiro sedia um dos festivais de cinema mais importantes do país. O Festival do Rio 2010 começa nesta quinta-feira (23) com mostras diferenciadas – como Première Brasil, Latina, Mundo Gay, Midnight Movies, Meio Ambiente entre outros – e mais de 300 filmes sem circulação comercial, além de mais de 60 produções brasileiras inéditas.
A vida no moinho
Uma favela com 900 famílias, cerca de 4.500 pessoas. Barracos de madeira em meio a prédios abandonados, espremidos entre duas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O esgoto é a céu aberto, falta água, energia elétrica, faltam condições básicas de saneamento.
Mantega vê guerra cambial e reitera arsenal do governo
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira (27) que o mundo vive atualmente uma “guerra cambial” que ameaça a competitividade brasileira no comércio internacional, mas reiterou que o governo tem instrumentos para conter a valorização do real.
Lei proíbe prisão de eleitores a partir desta 3ª
Nenhum eleitor, a partir desta terça-feira (28), poderá ser preso ou detido, a não ser em casos de flagrante, desrespeito a salvo-conduto ou prática de crimes inafiançáveis como tortura, tráfico de drogas e crimes hediondos. A determinação está no Código Eleitoral e será válida até a próxima terça-feira (5), 48 horas após as eleições.
Em 30 anos, Brasil será um país “adulto e maduro”, diz presidente do IBGE
A redução da taxa de fecundidade para 1,94 filho por mulher; o envelhecimento da população, cuja expectativa de vida atualmente é de 73,1 anos; e a imigração de estrangeiros para o Brasil na última década podem fazer com que, em trinta anos, a população brasileira deixe de ser jovem e passe a ser considerada madura. A previsão é do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, que apresentou hoje (27) dados preliminares do Censo 2010.
Chávez conquista maioria no Legislativo, mas vê poder político diminuir
O grupo político do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, conseguiu no domingo (26) eleger 95 dos 165 parlamentares da Assembleia Nacional, mas não obteve a maioria desejada que era de 110. A oposição, por sua vez, elegeu 61 políticos. Pela primeira vez, em cinco anos, os partidos de oposição voltam ao cenário político venezuelano. Em 2005, a oposição boicotou as eleições alegando pressão, ausência de democracia e suspeitas de irregularidades de fraudes.