Dias 16 e 17 de dezembro, na Costa do Sauípe, BA, se reúnem 33 presidentes e primeiros-ministros latino-americanos com uma extensa pauta de debates em torno da integração dos países da região.
Desde o início do primeiro mandato a política externa do governo Lula não tem poupado esforços no sentido de fortalecer a integração latino americana.
O encontro na Costa do Sauípe reúne quatro cúpulas das Américas, cada uma com pautas bem especificas.
Dois temas dominarão o encontro. O primeiro, a crise econômica mundial, os países da região vão debater o enfrentamento e saídas para esta que é uma das mais agudas crises do capitalismo, de acordo com o presidente da Bolívia, Evo Morales em carta à ONU e que certamente fará parte dos debates, “é preciso salvar o mundo do capitalismo”.
O segundo tema de maior importância no encontro é a formalização de Cuba no grupo do Rio. O presidente cubano Raúl Castro, foi convidado a participar e aceitou participar do encontro. O tema tem repercussão, por dois motivos, primeiro, o embargo norteamericano à Ilha dura 50 anos, e agora com a eleição de Barack Obama, nos EUA.
Integrar Cuba ao bloco latino-caribenho certamente faz parte da estratégia de integração da dos países da região e mostra ainda que a América Latina não se submete mais aos desmandos do governo dos EUA.
Veja a seguir quem faz parte das diversas cúpulas e a pauta de debates que acontece nesses dias em Salvador, na Costa do Sauípe.
MERCOSUL – reúne Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela
Pauta
Diretrizes do plano estratégico de ação Social
Medidas na área social contra a crise
Eliminação da dupla cobrança da tarifa externa comum
Ampliação dos poderes da secretaria geral
Criação de um fundo para pequenas e médias empresas
Unasul – reúne os países do MERCOSUL mais os seguintes países Bolívia, Chile, Peru. Colômbia e Equador
Pauta
Balançao da missão á Bolívia
Envio de observadores para o referendo constitucional na Bolívia
Eleição do secretário geral
Avaliação dos estatutos do Conselho Sul-Americano de defesa
Grupo do Rio – reúne os países do MERCOSUL, UNASUL e os seguintes paíeses El salvador, Costa Rica, Honduras, Nicarágua, Panamá, Guatemala, México, Rep. Dominicana, Guiana e Cuba
Pauta
Formalização do ingresso de Cuba no grupo
Cúpula América Latina e Caribe – fazem parte todos os países do MERCOSUL, da UNASUL, Grupo do Rio e os demais países: Antígua e barbuda, Bhamas, barbados, Belize, Dominica, Granada, Haiti, Jamaica, Santa Lucia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinid e Tobago
Pauta
Como a região responde à crise
Segurança alimentar
Integração física
Livre circulação de pessoas
Meio ambiente e mudança climática
Sinergia entre bancos de desenvolvimento