Leonardo Sakamoto, jornalista e cienstista político, é membro da ONG Repórter Brasil, escreve artigo na Agência Carta Maior no qual desmistifica as análises dos ‘especialistas’, veiculadas na mídia nos últimos meses, de que o custo do salário mínimo é o culpado pelo país não crescer como deveria. http://cartamaior.uol.com.br/templates/analiseMostrar.cfm?coluna_id=3485
Mês: julho 2023
Perspectiva 2007: O que esperar do Governo de São Paulo?
Os sindicatos cutistas falam de suas perspectivas sobre o governo tucano nos setores da saúde, economia, transportes, educação, meio-ambiente, relações de trabalho, segurança e desenvolvimento. Na página da central você encontra a análise dos trabalhadores da saúde, do sistema financeiro e dos professores do ensino público. http://www.cutsp.org.br/2007/noticias/0033.htm
Revista do Brasil
Uma análise dos fatos sob o ponto de vista dos trabalhadores, é assim que a Revista do Brasil, chega à casa dos assiados da entidade. Em sua 8ª edição a revista do Brasil trata do salário mínimo, da previdência, faz um balanço da situação da maioria dos aposentados, apresenta ainda uma reportagem sobre educação, entre outros assuntos de interesse dos trabalhadores. www.revistadobrasil.net
“Com licença, eu vou à luta”
A escola de sama Tom Maior faz homenagem aos trabalhadores no sambodromo paulistano e conta sua história de lutas por melhores condições de trabalho e salário. Veja os preparativos http://www.cutsp.org.br/tommaior/1531.htm
Setor Farmacêutico: início da mobilização
Diretoria do Sindicato organiza, desde já, preparativos da campanha salarial da indústria farmacêutica. Estão previstas atividades como o Encontro da categoria (24 de fevereiro), reuniões diversas com outros sindicatos, também com data-base em 1º de abril, sob coordenção da CNQ-CUT, além da assembléia geral prevista para acontecer no início de março.
Essa etapa de atividades define a pauta de reivindicações que será encaminhada ao Sindicato patronal. E para que o trabalhador tenha uma base da realidade da indústria de medicamento, segundo dados da própria Febrafarma (Federação Brasileira do Setor Farmacêutico) vale registrar seu crescimento de 6,21%, no acumulado de um ano. No mesmo período, em dólar, o aumento das vendas foi de U$ 8,36 bilhões para U$ 9,86 bilhões; ou seja, 17,94% a mais.
São dados preliminares, informações importantes para a formulação da pauta de reivindicações dos trabalhadores e, sobretudo, nos mo-mentos de negociações. Da atual Convenção Coletiva, vale lembrar que o piso da categoria é de R$ 650,00. Sobre a PLR, valor também de R$ 650,00, dia 31 de janeiro vence o prazo de pagamento da segunda parcela, para as empresas que optaram pagar em duas vezes.
Entre a folia e o descanso
Carnaval na Praia
Se você pretende passar o carnaval no litoral (17 a 20/02), não deixe para última hora, comece a se preparar. Estão abertas as inscrições para a Colônia de Férias, em Caraguá.
Os associados do Sindicato, interessados em curtir o feriado de Carnaval na praia devem fazer a inscrição pelo telefone: 3209 3811, ramal 214. O sorteio será dia 02/02, às 19h, na sede central do Sindicato.
Carnaval no Clube
Se você pretende passar o carnaval no Clube de Campo, em Arujá, não deixe para última hora, faça sua inscrição para o sorteio dos apartamentos. Os associados do Sindicato, interessados devem fazer a inscrição pelo telefone: 3209 3811, ramal 214. O sorteio será dia 02/02, às 14h, na sede central do Sindicato.
No domingo de carnaval haverá uma programação especial no Clube. Participe, leve sua família para se divertir.
Notas
Material escolar
As Convenções Coletivas dos setores farmacêuticos e químicos, plásticos, cosméticos e similares, na cláusulua 61, sobre material escolar afirma: As empresas promoverão, uma vez por ano, no início do ano letivo, venda de material escolar. O valor das compras será descontado no pagamento em quatro parcelas, desde que o valor total seja superior a 5% da remuneração mensal do empregado. Portanto, trabalhador fique atento, você que tem filhos em idade escolar.
Planejamento
Aperfeiçoar, cada vez mais, a forma de atuação sindical, buscar ampliar as estruturas e mecanismos de mobilização da categoria rumo a novas conquistas e garantias dos seus direitos. Estes são os pontos essenciais do seminário da diretoria, que realiza-se dias 13 e 14 de fevereiro. Trata-se de planejamento geral, que abrange desde as questões administrativas da sede e subsedes, até, e principalmente, as atividades de mobilizações e lutas no decorrer deste ano.
8 de março
É o dia internacional da mulher, cuja origem da data e seu significado está na luta das trabalhadoras por seus direitos. E, como acontece todos os anos, haverá diversas atividades promovidas pelo Sindicato e pela CUT. Serão realizados atos nas portarias de empresas, encontro de mulheres da categoria e a tradicional manifestação pelas ruas da capital. Fique atenta, participe! Nos próximos boletins (Sindiluta) você terá informações detalhadas sobre as atividades convocadas.