SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 12/05/2020 - 18h17 | Redação

Violência contra a mulher cresce na pandemia

Os atendimentos da Política Militar a mulheres vítimas de violência aumentaram 44,9% no Estado de São Paulo durante a pandemia de Covid-19.

O relatório do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) informa que o total de socorros prestados passou de 6.775 para 9.817, na comparação entre março de 2019 e março de 2020. A quantidade de feminicídios também subiu no estado, de 13 para 19 casos (46,2%).

A análise foi realizada em seis estados: São Paulo, Acre, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Pará. Todos os estados apresentaram crescimento, mas em São Paulo o aumento foi muito acima dos outros estados.

O estudo observa que o isolamento social e o medo de denunciar o parceiro dificultam a ocorrência e que, portanto, os índices devem ser ainda maiores.

A Policia Militar atende os chamados por meio do número 190. Há também o Ligue 180 (específico para violência contra a mulher) que está  disponível 24 horas por dia, todos os dias, inclusive finais de semanas e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.

As informações também podem ser fornecidas por meio do aplicativo Proteja Brasil, disponível para download gratuito, em versão para os sistemas iOs e Android. Através do Ligue 180 é possível, ainda, se esclarecer dúvidas sobre a aplicação da Lei nº 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, que prevê pena para cinco tipos de violência: moral, psicológica, patrimonial, física e sexual