UNE critica novo ministro da Educação e aponta retrocesso
A União Nacional dos Estudantes (UNE) fez um alerta a respeito do novo ministro da Educação: Mendonça Filho, nomeado por Michel Temer, integra o Democratas (DEM), partido que entrou na Justiça contra as cotas raciais nas universidades e contra projetos como o ProUni e Fies, que incentivam o ingresso de jovens ao ensino superior.
Carina Vitral, presidente da UNE, criticou o novo ministro, que também é a favor da redução da maioridade penal. Ela questionou ainda a união do ministério da Cultura com o da Educação e disse que o governo Temer tem o seu foco nas questões econômicas, deixando de lado as causas sociais.
Outro ponto de preocupação por Carina foi a respeito da possível desvinculação de um investimento obrigatório pelo governo para a educação. “Os recursos da Educação ainda são insuficientes para sanar todas as necessidades de salários de professores, melhoras na estrutura, assistência estudantil e ampliação da rede federal. O setor perderá muito e haverá impacto negativo imediato”, disse.