SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 27/11/2012 - 12h11 | ABCD Maior

TVT produz documentários sobre transformação social do País

Uma série de 16 documentários de curta metragem, fruto de parceria entre a Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho – TVT e a Fundação Banco do Brasil, será exibida a partir da próxima segunda-feira (26/11), às 19h30, no Canal UHF 46 e na Rede NGT, presente em 310 cidades, e no site http://www.tvt.org.br/.

Com o título Tecnologia Social: Solução para Superar a Pobreza, a série poderá ser vista de segunda a sexta-feira até 17 de dezembro. Cada vídeo tem, em média, oito minutos de duração e apresenta histórias de transformação social em comunidades que participaram dos programas sociais da Fundação Banco do Brasil e parceiros.

“São experiências retratadas em diversos locais do Brasil, com projetos de geração de renda a partir da agricultura, saneamento básico, educação, reciclagem etc. Com o objetivo de melhorar as condições de vida de uma comunidade, são aliados conhecimento científico, organização social e o próprio saber popular”, afirmou o diretor de programação da TVT, Antônio Jordão Pacheco.

Um exemplo são os jovens de Baturité, no Ceará, que utilizam a música e os esportes para fortalecer a cidadania. Em quatro cidades do Rio Grande do Sul, a educação de adultos abre um novo horizonte na vidas dos remanescentes de quilombos.

Projetos de geração de trabalho e renda estão presentes em vários Estados por meio da construção de barragens, da produção agroecológica integrada e sustentável, na construção de cadeias produtivas como a do mel, do caju e da mandiocultura, que fortalecem as cooperativas produzindo e distribuindo riqueza no local de origem dos projetos.

Novo Brasil

Para Jordão, a produção da série é motivo de satisfação por apresentar aos brasileiros a mudança gradativa pela qual o País tem passado nos últimos anos.

“Constatamos por experiências como estas que o Brasil passa por uma profunda mudança estrutural, criando novas ferramentas de economia solidária, que são referência para todo o mundo”, destacou.

Mais informações pelo site http://www.tvt.org.br/.