SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 06/07/2012 - 11h45 |

Três décadas de lutas e conquistas

Há 30 anos os trabalhadores reconquistavam a direção do Sindicato dos Químicos de São Paulo. Em 1964, quando os militares instalaram a ditadura no Brasil, houve intervenção em todos os sindicatos e foram colocados interventores mancomunados com os interesses dos militares e dos patrões. Em agosto de 1982 aconteceu a histórica eleição vitoriosa da chapa 2, tendo como presidente Domingos Galante e todo um time de trabalhadores comprometidos com a categoria.

Desde 1982 a direção do Sindicato travou junto com a categoria inúmeras lutas em defesa de melhores salários, melhores condições de trabalho, chegando a conquistar em 1985, junto com o então Sindicato dos Plásticos, a redução da jornada de trabalho sem redução de salários. O sindicato assumiu junto com os movimentos sociais as lutas pela redemocratização do país e sempre esteve na vanguarda das lutas do povo brasileiro.

Entre outubro e novembro deste ano acontecerá no Sindicato uma série de atividades para comemorar os 30 anos da conquista, entre elas, devem ser publicadas uma revista especial e um vídeo documentário com depoimentos dos diretores que atuaram no Sindicato desde aquela época.