Trabalho decente estimula crescimento econômico
Reduzir vulnerabilidades no mercado de trabalho, combater a pobreza e investir na geração de empregos de qualidade são medidas que incentivam o desenvolvimento econômico sustentável, segundo relatório da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que após examinar mais de 140 nações em desenvolvimento, identificou diminuição das desigualdades onde ocorreu melhoria nas condições de trabalho.
A organização, por meio do levantamento, ressalta a importância de promover um aumento na produção combinado a políticas de proteção social. De acordo com Raymond Torres, diretor do Departamento de Pesquisa da OIT, a luta pelo trabalho decente deve ser prioridade na agenda de desenvolvimento pós-2015. No Peru, um dos exemplos citados pelo estudo, o aumento de 15% no total de assalariados produziu uma queda de 23% da população considerada pobre, assim como um acréscimo de 1,8% na produtividade por ano.
“O desenvolvimento não acontece só por meio de exportação, abertura comercial e investimento direto. Proteção social, respeito a parâmetros básicos de trabalho e políticas que promovem o emprego formal também são cruciais para a criação de empregos de qualidade que aumentam o padrão de vida, o consumo doméstico e levam a um crescimento de um modo geral”, afirmou Guy Ryder, diretor-geral da OIT.
–