Trabalhadores protestam em Brasília por empregos
Milhares de trabalhadores se reuniram em Brasília, nesta quarta (15) para exigir empregos, salários e direitos. O protesto foi uma continuidade do Dia do Basta, realizado em 10 de agosto, em todas as capitais do País e organizado por várias centrais sindicais e movimentos sociais.
Neste segundo semestre muitas categorias profissionais estão em campanha salarial – bancários, petroleiros, trabalhadores de correios e químicos, dentre outros.
Os trabalhadores de correios aceitaram uma conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e vão assinar um acordo que garante a inflação do período (3,68%) e a manutenção de todas as cláusulas do acordo coletivo anterior. A data-base dos correios foi em julho.
A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect-CUT) lembra que a categoria, enfrentou uma conjuntura desfavorável, marcada pela entrada em vigor da “reforma” trabalhista, capitaneada pelo governo Michel Temer (MDB). “Foi um processo difícil, foi nossa primeira negociação após a aprovação da reforma trabalhista”, disse o secretário-geral da Fentect, José Rivaldo.
Os bancários, com data-base em setembro, ainda não conseguiram avançar nas negociações com os bancos.
Os químicos, cuja data-base é novembro, estão organizando a mobilização e a pauta que em breve será aprovada pela categoria para ser entregue a bancada patronal.