Trabalhadores perdem até 25% em renda
Os trabalhadores vem perdendo renda desde o início da pandemia do novo coronavírus. Uma pesquisa do IBGE mostra que as perdas nos rendimentos mensais chegaram até 25% em maio último para quem tem baixa escolaridade. Este índice diminui para 24% em junho e 18% em julho.
A perda de renda dos que têm pouca instrução é 8% maior do que dos que possuem ensino superior completo e pós-graduação. Neste grupo, no mesmo período, os rendimentos caíram 14%,13% e 10% respectivamente.
Para todas as escolaridades, a renda obtida pelo trabalho caiu em maio, em média, 18%. Em junho, a queda foi de 17% e, em julho 13%. É a maior queda de rendimentos dos trabalhadores registrada desde 2012, quando a pesquisa começou a ser feita. Até hoje, o maior índice havia sido registrado no ano da crise econômica de 2015, com 3%.
A assessora do Sindicato e pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit/Unicamp), Marilane Teixeira, diz que em maio e junho deste ano, os rendimentos foram menores porque eram os meses do auge da suspensão dos contratos de trabalho e da redução de jornada e salários previstas na Medida Provisória (MP) nº 936, que atingiram 10 milhões de trabalhadores. Além disso, os meses de abril e maio, auge da quarentena, impactaram também nos rendimentos dos informais.