SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 02/11/2005 - 13h12 | Redação

Trabalhador Químico, Com Muita Categoria

Por força do modelo de organização sindical previsto em lei, há mais de 50 anos, os trabalhadores são identificados enquanto categorias profissionais. Nesse caso temos exemplos clássicos, como metalúrgicos, bancários, professores, petroleiros, gráficos.

Esse conceito de ramo de atividade identifica mais precisamente o trabalhador químico nos seus diferentes segmentos de produção. No setor de cosmético, pelo manuseio dos produtos e sua química. Nos setores plásticos e de tintas, em razão da origem de sua matéria prima. No setor farmacêutico, por conta da produção de medicamentos. Ou seja, havendo a mistura química e o manuseio de produtos de origem petroquímica e de petróleo, caracteriza-se o ramo químico. Vale o mesmo para a produção de sabão e velas e setor de fertilizantes. 

O trabalhador químico é tanto aquele que produz uma vela como aquele que opera uma máquina extrusora, ou atua na produção de tintas, perfumes, medicamentos etc.

É por conta desse raciocínio que a diretoria do nosso Sindicato, a partir da iniciativa do vereador Francisco Chagas (PT-SP), também dirigente desta entidade, passa a comemorar o Dia do Trabalhador químico (05 de novembro) É uma data para reflexão da nossa história, para debate sobre o presente, em busca de um futuro melhor e, principalmente, para reforçar nossa identificação enquanto trabalhadores desse importante ramo de atividade da economia nacional.

Você, seja da indústria plástica, de cosmético, farmacêutica ou qualquer outro segmento de produção do ramo químico, venha comemorar conosco o 05 de novembro, dia do trabalhador químico, que somos todos nós.