SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 06/12/2016 - 12h17 | Redação

Temer apresenta reforma da previdência ao Congresso

A reforma da previdência será enviada hoje (6) ao Congresso Nacional por Michel Temer. O texto foi protocolado ontem na Câmara dos Deputados, como PEC 287. O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que a reforma da previdência é uma necessidade para a implementação do teto para os gastos públicos.

O presidente da CUT, Vagner Freitas, disse que a proposta dificulta o acesso à aposentadoria, pois aumenta a idade mínima de aposentadoria para 65 anos e o tempo mínimo de contribuição para 25 anos. Entretanto, para ter o benefício integral, os brasileiros deverão somar 49 anos de contribuição com a Previdência. 

Ele ressalta que a reforma não leva em consideração que a maioria dos brasileiros entra muito cedo no mercado de trabalho e que afeta diretamente as mulheres, que serão obrigadas a trabalhar mais e receberão menos.

Vagner critica o fato de que o texto da previdência não foi debatido com a sociedade civil e disse que novas estratégias de luta serão  discutidas durante a última reunião de Direção Nacional da CUT.