Sindicato e Fetquim realizam seminário sobre acidentes e contaminações
Na oportunidade haverá uma manifestação em memória da luta mundial contra as mortes e acidentes no mundo, comemorada anualmente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O dia 28 de abril foi escolhido por rememorar a morte de 78 trabalhadores mortos no Estado da Virgínia após um gravíssimo acidente em 1969. A OIT comemora esta data desde 2003, e desde maio de 2005, foi instituído por Lei no Brasil como dia Nacional de luta contra os acidentes do Trabalho (Lei 11.121).
Crime em Brumadinho
Nessa luta mundial contra acidentes serão tratados dois fatos recentes: o gravíssimo acidente criminoso de Brumadinho, em Minas Gerais, em uma unidade da Vale do Rio Doce, que foi privatizada no final dos anos de 1990 pelo governo FHC; e a contaminação por diversos agrotóxicos produzidos pela Shell/Basf, fechada em 2003, que ainda se arrasta hoje junto à base dos Químicos Unificados de Paulínia. O caso já vitimou diversos trabalhadores e aflige a saúde de mais de 1000 pessoas, entre ex-trabalhadores e familiares daquela unidade.