Sindicalistas pressionam vereadores por sacolas gratuitas nos supermercados
Representantes do Sindicato farão uma visita aos gabinetes dos vereadores hoje (30 de agosto) para pedir que eles retirem o veto ao PL 238/2012 e com isso as sacolas plásticas voltem a ser distribuídas gratuitamente nos supermercados.
O prefeito Fernando Haddad (PT) vetou o projeto de lei que permitia a volta das sacolinhas gratuítas mas o assunto deve voltar a ser analisado pela Câmara dos Vereadores.
O setor plástico já contabilizadas mais de 6 mil demissões desde que a cobrança das sacolas foi implementada. De acordo com o coordenador geral do Sindicato, Osvaldo Bezerra, há sete anos o Sindicato está lutando pelos empregos da indústria. “Quando o prefeito regulamentou o uso de sacolas bioplásticas – nas cores verde e cinza – defendeu a gratuidade para incentivar a coleta seletiva de lixo na cidade, depois voltou atrás penalizando consumidores, trabalhadores e até o projeto de coleta seletiva”, criticou. De acordo com o sindicalista, os vereadores podem retirar o veto, e a pressão dos trabalhadores pode ser decisiva nesse processo.