SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 15/02/2024 - 09h03 | Redação (SN)

Setor Farmacêutico define pauta de Campanha Salarial dia 23

O setor farmacêutico realiza uma assembleia híbrida no dia 23 de fevereiro (sexta-feira), às 18 horas, para discutir e aprovar a pauta da Campanha Salarial 2024. A assembleia presencial será realizada na sede de Santo Amaro (Rua Ada Negri, 127). Os trabalhadores que preferirem participar de forma virtual devem acessar o QR Code da imagem para se inscreverem antecipadamente.

Este ano só serão negociadas as cláusulas econômicas, uma vez que as sociais foram assinadas no ano passado e valem até 2025.

Os sindicatos que negociam conjuntamente, sob o comando da Fetquim (Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico), já se reuniram para discutir uma pré-pauta e tiraram um indicativo que contempla a reposição integral da inflação mais aumento real de 5% e PLR mínima equivalente a dois pisos salariais, além de correção na cesta básica e redução no valor dos medicamentos para os trabalhadores do setor.

A previsão de inflação acumulada para a data-base do setor farmacêutico (1º de abril) deve fechar em aproximadamente 3,82%. A inflação retraiu um pouco mas nem todos os preços baixaram.  “Nós sabemos que o cálculo do índice é composto por alguns grupos de produtos específicos e nem sempre eles refletem o que o trabalhador sente no bolso. Os alimentos continuam pesando muito no orçamento. Sabemos disso e vamos defender reposição da inflação com ganho real para que o trabalhador recupere o seu poder de compra”, explica Helio Rodrigues, presidente do Sindicato.

O setor farmacêutico é um dos mais lucrativos e um dos poucos que não sofre os efeitos da crise econômica. Nos últimos anos a média de crescimento da indústria farmacêutica tem sido de 10%. “Infelizmente, quanto maior o nível de estresse da população, maiores os índices de doenças e de consumo de remédios. Portanto, não há desculpa para os patrões não reajustarem os salários”, avalia Rodrigues.