SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 08/02/2023 - 11h07 | Redação

Setor Farmacêutico define pauta da Campanha Salarial dia 10

O setor farmacêutico realiza uma assembleia híbrida nesta sexta-feira (10 de fevereiro), às 18 horas, para discutir e aprovar a pauta da Campanha Salarial 2023.

A assembleia presencial será realizada na sede de Santo Amaro (Rua Ada Negri, 127). Os trabalhadores que preferirem participar de forma virtual devem acessar o link  (https://us06web.zoom.us/meeting/register/tZ0tdeuspzIqGdSfOpffWHKn3rWASiclzRed) para se inscrever antecipadamente:

Este ano só serão negociadas as cláusulas econômicas, uma vez que as sociais foram assinadas no ano passado e valem por dois anos.

Os sindicatos que negociam conjuntamente, sob o comando da Fetquim (Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico), já se reuniram para discutir uma pré-pauta e tiraram um indicativo que contempla a reposição integral da inflação mais aumento real de 4%; reajuste de 10% nos pisos da categoria e PLR mínima equivalente a dois pisos salariais.

A previsão de inflação acumulada para a data-base do setor farmacêutico deve fechar em aproximadamente 5%, por conta da retraída do índice nos últimos meses.

“A inflação retraiu um pouco mas os preços não baixaram. Principalmente os alimentos estão pesando muito no orçamento. Sabemos disso e vamos defender reposição da inflação com ganho real para que o trabalhador recupere o seu poder de compra”, explica Helio Rodrigues, presidente do Sindicato.

O setor farmacêutico é um dos mais lucrativos e um dos poucos que não sofre os efeitos da crise econômica. Em 2022 o faturamento líquido da indústria farmacêutica cresceu 16,3% e passou de R$102 bilhões. Para 2023 é esperado um crescimento de 10%.

“Infelizmente quanto maior o nível de estresse da população, maiores os índices de doenças e de consumo de remédios. Portanto, não há desculpa para os patrões não reajustarem os salários”, avalia Rodrigues