SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 22/08/2014 - 12h16 | Redação

Serra é intimado pela Polícia Federal a depor sobre Cartel do Metrô

O ex-Governador José Serra foi convocado pela Polícia Federal a prestar depoimento sobre o cartel do Metrô que vigorou no Estado de 1998 a 2007. A PF quer saber se Serra atuou em favor das multinacionais CAF e ALSTOM que, segundo uma testemunha, teriam sido beneficiadas na compra de 320 vagões para o Metrô.

O cartel teria sido formado para a realização da construção da linha 5 do metrô de São Paulo, cuja licitação foi realizada entre 1998 e 2000, quando o Estado era governado por Mário Covas (PSDB). Segundo relatos de Peter Rathgeber, gerente de vendas da Siemens, o governo estadual pressionou as empresas envolvidas na licitação a formarem o cartel.

Em um diário entregue ao Cade (Conselho de Administrativo de Defesa Econômica) por Rathgeber, a passagem no dia 14 de fevereiro de 2000 diz que “por pressão do cliente”  – o governo tucano, após diversas “reuniões secretas”, “a união entre a Siemens, a Alstom e a espanhola CAF foi realizada. Existem suspeitas de que o esquema é mais antigo, e teria tido início nos anos 1990. Há ainda um e-mail enviado por um executivo da Siemens que indica que José Serra sugeriu um acordo com a multinacional para evitar uma disputa empresarial por uma licitação da CPTM, em 2008. A intenção era, segundo a testemunha, combinar um esquema entre a CAF e a Siemens, que não se concretizou, pois a empresa espanhola realizou o serviço sozinha.