Segunda onda de Covid-19 ameaça Brasil
O médico Miguel Nicolelis divulgou um alerta no último dia 18, em que aponta o risco iminente de retomada da curva de contágio pelo novo coronavírus.
O médico, que atualmente coordena o Comitê Científico do Consórcio Nordeste, criado para combater a pandemia na região, acredita que o aumento de casos da doença que vem ocorrendo na Europa e nos Estados Unidos pode atingir o Brasil também.
Hoje o Brasil tem quase 155 mil mortos e 5.250.727 casos de Covid,-19, de acordo com o balanço do Conselho Nacional de Segurança de Saúde.
A curva tem baixado nas últimas semanas, mas o médico alerta: ““É preciso se organizar em nível nacional: formar, treinar e equipar brigadas de emergência de saúde em todo o país, aumentar a testagem, estocar medicamentos, equipamentos de proteção e aumentar a adesão ao aplicativo Monitora Covid-19”, alerta o cientista.
O Brasil é a segunda nação em número de mortos por covid-19 e terceiro com mais casos. Isso, sem considerar que autoridades sanitária e instituições de saúde afirmam que os números reais de casos e mortes são ainda maiores, em razão da falta de testagem em larga escala e da ampla subnotificação.