Secretário geral da ONU pede compromisso mundial para erradicação da AIDS até 2030
No Dia Mundial de Luta contra a Aids que é comemorado hoje, 1º de dezembro, o Secretário Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) pediu aos líderes mundiais que se comprometam em acabar com a aids até 2030. “Apelo aos líderes mundiais para se unirem nessa causa comum. Há uma luz no fim do túnel. Estabelecemos uma meta concreta. Vamos todos acabar com a aids até 2030”, disse Ban Ki-moon em mensagem divulgada pela ONU.
Para o Secretário geral, “existem lacunas importantes” de prevenção e atendimento. “Duas em cada três crianças necessitam de tratamento e não dispõem dele. As mulheres jovens são particularmente vulneráveis em muitos países com prevalência alta de HIV. A epidemia da aids está aumentando no Leste da Europa, na Ásia Central e no Oriente Médio, alimentada pela discriminação”, destacou Ban Ki-moon.
AUMENTO DOS CASOS EM JOVENS
Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que os casos de aids entre os jovens paulistas com idade entre 15 e 24 anos aumentaram 23,2% nos últimos cinco anos.
Entretanto, houve queda de 21% do número de novos infectados. Enquanto em 2009 ocorreram 8.642 novos casos, no ano passado o número caiu para 6.830 pessoas. Entre hoje (1º) e 5, São Paulo recebe um mutirão de testes gratuitos da Campanha Fique Sabendo, nas 3,3 mil unidades de saúde de todo o estado. A intenção é realizar 200 mil testes rápidos.