SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 10/11/2005 - 16h34 | Redação

Secretaria de Gênero: mais uma conquista de toda a categoria

As reivindicações das mulheres no mundo do trabalho não surgiram por acaso. Desde sua inserção no mercado de trabalho que as mulheres reivindicam direitos de oportunidades e salários iguais para mulheres e homens.

A história registra as lutas das mulheres por melhores condições de trabalho e salário. Uma dessas lutas deu origem ao Dia Internacional da Mulher, 08 de março, quando em 1857, um grupo de mulheres que trabalhava numa tecelagem nos EUA, fez greve. Depois de vários dias de paralisação foram trancadas dentro da fábrica e queimadas vivas.

Em homenagem às companheiras assassinadas pela polícia e pelo patrão esta data (08 de março), foi consagrada como Dia Internacional da Mulher. Ao contrário do que alguns pensam, esse dia não é de festa e nem de comemorações, é uma referência de luta e protestos das mulheres por melhores condições de trabalho, igualdade de oportunidades, entre outras reivindicações.

Mulheres no Sindicato
Desde a retomada do Sindicato, com a vitória da oposição química em 1982, a diretoria realiza um trabalho incansável junto à categoria no sentido de que todos e todas tomem consciência da importância e necessidade de manterem-se organizados junto a sua entidade de classe nas lutas por igualdade de oportunidades para homens e mulheres.

Historicamente, o Sindicato é um universo tipicamente masculino, mas sabe-se que no chão da fábrica, nos escritórios das empresas e outros há uma parcela significativa de mulheres. Daí que algumas trabalhadoras perceberam a necessidade da sua atuação firme no movimento sindical colocando na pauta das reivindicações da categoria os anseios e as necessidades da mulher trabalhadora do ramo químico da capital.

Alguns dos principais problemas daquela época: creches para os filhos, desvantagem nas oportunidades de ascensão nas empresas e diferença salarial entre homens e mulheres, ou seja, a mulher recebia um salário menor que os homens, mesmo exercendo a mesma função.

Além dessa situação de desigualdade dentro das empresas as mulheres enfrentam dupla jornada de trabalho. Ela cumpre sua carga horária na empresa e ainda tem que dar conta de seus afazeres domésticos.

A Mulher no Ramo Químico
Há ainda outras necessidades específicas, sobretudo em período menstrual e no decorrer de gravidez, quando há necessidade de cuidados especiais, com exames de pré-natal e também após o nascimento da criança na fase de amamentação.

O Sindicato dos químicos e plásticos de São Paulo e região tem em sua base 60 mil trabalhadores. Destes, 36% são mulheres, ou seja, 22 mil companheiras. No entanto, não obstante a luta por igualdade de condições, de trabalho igual salário igual, a trabalhadora da indústria do ramo químico recebe 42% menos que o trabalhador.

Os trabalhadores e trabalhadoras vivem sob pressão constante, seja pelo risco do desemprego ou pelo ritmo alucinante do processo de trabalho, o que coloca em risco a saúde física e mental. A mulher sofre ainda mais. É vítima de discriminação desde a entrada na empresa passando pelas condições a que é submetida, como controle do uso do banheiro e processos de oportunidades de ascensão, quando são preteridas em relação aos homens.

A incansável luta das companheiras tem registrado alguns avanços. E seu espaço próprio de organização é um dos destaques recentes, com a implantação da Secretaria de Gênero na direção do Sindicato. A secretaria foi aprovada por consenso no IV Congresso da categoria realizado de abril a agosto de 2005, referendada em assembléia, e será instituída em 2006.

A secretaria somará esforços nas lutas gerais desenvolvidas pelo Sindicato, colocando em destaque as questões de gênero da mulher trabalhadora em todos os espaços e instâncias como o movimento sindical, órgãos de governos e entidades patronais. Nossa Secretaria de Gênero estará sempre ao lado do conjunto da categoria, na luta por melhores condições de vida, saúde, trabalho e oportunidades para as mulheres e homens do ramo químico.