SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 26/04/2011 - 11h07 | Secretaria de Formação

Saúde é o que interessa

Saúde é o que interessa!
Abril é o mês em que os sindicatos mais desenvolvem suas lutas pela saúde dos trabalhadores.
No dia 7, celebramos o Dia Mundial da Saúde e o dia 28 é dedicado à Memória das Vítimas de Acidente e de Adoecimento no Trabalho. O Sindicato dos Químicos de São Paulo participa de todas as atividades convocadas pela CUT e, por esse motivo, dedica a edição nº 6 do Boletim Eletrônico para este tema. Também lembraremos aqui dos 47 anos da ditadura militar, que foi implantada no dia 1º de abril de 1964.
 

Agradecemos a todos (as) que enviaram mensagens confirmando o recebimento do boletim anterior. Infelizmente foram poucas pessoas. Esperamos que seja mais por outros motivos do que por problemas com a lista de e-mails. Por isso, pedimos mais uma vez que vocês enviem uma pequena mensagem para sec.formacao@quimicosp.org.br dizendo se recebeu o número atual do boletim. Continuaremos tentando corrigir nossas falhas. Contamos com todos (as)!
Boa leitura!

Em defesa do SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista das lutas do movimento popular e sindical dos anos 80 e está garantido na Constituição Federal, em 1988, como um direito universal a todas as pessoas.

Antes de sua criação a assistência médica estava a cargo do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), e era restrita aos empregados com registro em carteira que contribuíssem com a previdência social; os demais eram atendidos apenas em serviços filantrópicos.

A questão é que a defesa do SUS contraria interesses das empresas de Plano de saúde. E a briga é pesada!! Veja como funciona o esquema de precarização e sucateamento da sáude pública:
 
 
 
Agora, compare as diferenças entre os dois sistemas:
 
 
 
Saúde do Trabalhador X Lucro do Capital
Os problemas relacionados à saúde do trabalhador estão diretamente relacionados à exploração capitalista sobre os empregados: longa jornada de trabalho, rítimo intenso, pressão e assédio moral, baixo salário, máquinas e equipamentos inseguros, ambientes insalubres e condições inadequadas, agressões ao meio ambiente… São diversos os meios usados pelas empresas para reduzir custos / aumentar lucros que afetam a saúde.
 
Por esse motivo, desde as origens dos primeiros sindicatos, o tema ocupa um lugar central na luta sindical. Muitas foram as conquistas, como a legitimidade dos sindicatos em representar e negociar condições de trabalho junto aos empregadores, a redução de jornada, a garantia de um salário mínimo e toda uma legislação de proteção ao trabalhador e nas convenções coletivas.

Claro que há muitas coisas que precisam melhorar muito!! E novos desafios vêm surgindo com as inovações tecnológicas, como a nanotecnologia, cujos efeitos sobre a saúde ainda não são totalmente conhecidos.
 
Mais uma vitória do Sindicato sobre as injetoras de materiais plásticos
As Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs, são parte da lei trabalhista (CLT) e regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho no Brasil.

No dia 17 de dezembro de 2010, foi publicada a Portaria nº 197, que altera a Norma Regulamentadora nº12, “Máquinas e Equipamentos”. O texto do anexo IX, “Injetora de Materiais Plásticos”, foi proposto pelo Sindicato e aprovado praticamente na íntegra. A redação atual representa um grande avanço aos trabalhadores, pois irá proporcionar ao operador de máquinas maior segurança no local de trabalho, além de autonomia, já que uma das conquistas é o direito de recusa.
 
Outras vitórias conquistadas nesta publicação foram: a obrigatoriedade de treinamento aos operadores, o selo de segurança nas máquinas e o direito de recusa. Também foram feitos links com outras normas, como a nº 9 “Programa de Prevenção de Riscos Ambientais”, nº 10 “Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade”, nº17 “Ergonomia” e norma nº 31 “Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura”.
 
OLT: o melhor remédio para a saúde do trabalhador
Para enfrentar as más condições de trabalho, não há outra fórmula: tem que haver uma intervenção para mudar o modo como está organizado o trabalho no interior das empresas: reduzir o rítimo de trabalho, acabar com a relação autoritária entre chefia-funcionário, assegurar que não ocorram acidentes com as máquinas e equipamentos vitimando trabalhadores, etc.

Para conseguirmos tudo isso, não podemos ter apenas a direção do sindicato gritando na porta das fábricas. Temos que ter uma Organização no Local de Trabalho (OLT) que seja atuante. Essa OLT pode ter vários nomes e siglas: comissão de fábrica, CIPA, Sistema Único de Representação (SUR). Pode ser também uma organização do sindicato dentro da empresa. O importante é estar atuando dentro das empresas!

Por isso, a Secretaria de Formação e a Secretaria de Saúde do Trabalhador vão oferecer uma série de cursos de formação sobre o tema para a militância e também vamos realizar um Encontro de cipeiros. Fique atento (a) e programe-se para participar!
 
Ditadura Nunca Mais!!
A memória da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) está mais viva do que nunca, para que nunca mais tenhamos no país um período como aquele!
 
O Sindicato dos Químicos vem dando sua contribuição ao persistir na busca dos restos mortais de Virgilio Gomes da Silva, militante da categoria na Nitro que foi assassinado sob tortura.
 
Agora acompanhamos todos a discussão no Congresso Nacional sobre a criação da Comissão Nacional da Verdade, prevista no Projeto de Lei 7376/10. Polêmica dentro e fora do governo, a proposta diz que a comissão terá o objetivo de esclarecer casos de violação de direitos humanos ocorridos no período da ditadura (1964-1985). A verdade é sempre revolucionária!!! Que venha a verdade, então!!!
 
No mês de maio, o Boletim nº 7 terá como tema central o Dia Internacional dos Trabalhadores. Em 2011, a CUT vai trazer o tema “Brasil – África: Fortalecendo as lutas da classe trabalhadora”. Veja toda a programação do 1º de Maio da CUT no site www.1demaiocut2011.com.br e programe-se para participar dessa data de luta.