Sacolas dos mercados serão padronizadas
A partir do dia 5 de fevereiro, conforme decreto assinado pelo prefeito Fernando Haddad, as sacolas plásticas dos supermercados serão padronizadas. Maiores e de material mais resistente, elas deverão ser utilizadas exclusivamente para o descarte de lixos secos (recicláveis). O intuito é diminuir a demanda da cidade por aterros sanitários e que os centros de reciclagem passem a receber apenas sacolas que podem ser reutilizadas.
A partir da data, a população passa por um período de adaptação e receberá orientações sobre o descarte correto de lixo. As novas sacolas também virão com instruções do uso adequado.
O decreto prevê multa para os mercados que não se adequarem às novas regras em até 30 dias. A fiscalização também acontecerá em relação aos cidadãos. Aquele que não cumprir o decreto receberá primeiro uma advertência. Se reincidir, terá de pagar uma multa que varia entre R$ 50 a R$ 500.
O lixo orgânico deve ser descartado em outras sacolas, compradas ou recebidas em outros estabelecimentos comerciais. A Secretaria Municipal de Serviços também estuda uma padronização para este fim, a ser futuramente distribuída no comércio nos próximos meses.