SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 26/09/2007 - 18h51 | Redação

Resultados da Pnad reforçam necessidade de mobilização por aumento real

O resultado da Pnad 2006 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) referente ao crescimento de 7,2% da renda, divulgado, dia 14 de setembro, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), corrobora o posicionamento da CUT-SP (Central Única dos Trabalhadores) de estimular as categorias do Estado de São Paulo a buscar aumento real nas Campanhas Salariais. A “redução suave” da concentração de renda aponta também para a necessidade imediata de intensificar as mobilizações para promoção da igualdade social.

As conquistas dos trabalhadores, conforme revela pesquisa de Acompanhamento das Campanhas Salariais do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), propiciam distribuição de renda. Dessa forma, a CUT-SP recomenda às direções de sindicatos filiados que reivindiquem à exaustão índices de reajuste que garantam reposição da inflação mais ganhos reais às categorias na mesa de negociação com o setor patronal.

Os indicadores positivos da economia, com perspectivas de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) acima de 5% para este ano e as taxas elevadas do ritmo da produção, consumo e geração de emprego, tornam justíssima a reivindicação dos trabalhadores. Prova do crescimento da economia é a queda de 9,4% em 2005 para 8,5% da taxa de desemprego em 2006 – o menor índice dos últimos dez anos, segundo os resultados da Pnad.

Além disso, o reajuste de 13,3% do salário mínimo, adotado como política de valorização permanente do piso nacional e resultado da articulação negociada entre centrais sindicais e governo federal, contribuiu para o crescimento da renda média dos trabalhadores brasileiro no ano passado. A partir desta constatação, os dirigentes sindicais devem forçar cada vez mais a elevação dos pisos das categorias tendo como referência os reajustes do salário mínimo.