SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 23/09/2015 - 13h51 | Redação

Representantes do Sindicato participam de Conferência Mundial da Mulher

Representantes da Secretaria da Mulher Trabalhadora do Sindicato participaram da 1ª IndustriALL Conferência Mundial da Mulher, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de setembro, em Viena, na Áustria. O evento contou com a participação de mais de 300 mulheres de 58 países, sendo  a delegação brasileira a maior delas, com 35 mulheres.

As dirigentes Lucineide Varjão Soares, Celia Alves dos Passos, Clarineide Dorea da Silva e Regiane de Souza Gomes participaram das atividades. “Foi muito enriquecedor participar dos debates. Percebemos que a discriminação ainda ocorre em todos os países e que essa luta é mundial. Também aprovamos 40% de representação feminina da executiva da IndustriALL”, pontuou Celia Alves Passos, secretária da Mulher.

Durante os três dias de atividades, mesas temáticas discutiram problemas que as mulheres enfrentam em seus locais de trabalho, como saúde e segurança da mulher, proteção da maternidade e questões de sustentabilidade. Ao final da Conferência, o coletivo de delegações assinou a “Carta de igualdade”, que reforça a luta pela igualdade entre homens e mulheres.

Leia o documento na íntegra:

 

Carta de igualdade

Igualdade entre homem e mulher é um direito proclamado pelos instrumentos internacionais e um princípio universal consagrado em numerosos textos legais em todo o mundo. Nós, as participantes da 1ª IndustriALL Conferência Mundial da Mulher, consideramos a igualdade de direitos para mulheres e homens como fundamental e essencial para a justiça, equidade e tolerância na sociedade.

A igualdade de tratamento e de oportunidades para homens e mulheres tem de ser implementada e observada em todas as áreas políticas, econômicas, sociais e culturais. A incorporação da mulher no mercado de trabalho resultou numa transformação das relações na família, no trabalho e na sociedade. Mesmo assim, a igualdade de participação tem enfrentado obstáculos maciços enraizados na cultura, em tradições, mentalidades e estereótipos.

Baseado nos princípios universais da igualdade de direitos entre homem e mulher, manifestando explicitamente a nossa vontade de fomentar a igualdade verdadeira e combater a discriminação. O nosso objetivo é uma sociedade onde mulheres e homens podem desenvolver plenamente o seu potencial e alcançar participação efetiva. Para realizar estes objetivos, propomos que sejam tomadas medidas específicas no sentido de atingir o seguinte:

·        Capacitar mulheres para terem acesso a profissões dominadas por homens

·        Lutar pela igualdade de remuneração e aposentadorias

·        Conseguir contratos com jornadas de trabalho flexíveis e desenvolvimento da carreira

·        Garantir a proteção da maternidade

·        Empregos que garantem um salário de subsistência

·        Promover a formação de mulheres

·        Garantir uma abordagem referente à saúde e segurança no trabalho sensível à questão de gênero

·        Alcançar a tolerância zero para violência contra mulheres

·        Defender a liderança de mulheres

·        Proteger mulheres contra discriminação

·        Combater a dominância patriarcal

Comprometemo-nos a lutar pela igualdade junto com os nossos camaradas e parceiros animados pelo mesmo espírito.

Viena, 16 de setembro de 2015