Qual candidatura defenderá os empregos e os salários?
Em entrevista ao Jornal Brasil Atual, o economista e presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, analisou os modelos econômicos que cada candidato à presidência representará na eleição do próximo domingo (26) – em sua avaliação, enquanto Aécio Neves (PSDB) defende um programa neoliberal, associado ao desemprego e ao arrocho salarial, Dilma Rousseff promove uma política desenvolvimentista nacional, responsável pela distribuição de renda e geração de empregos.
“Com a eleição do presidente Lula, em 2002, o que podemos verificar nos últimos 12 anos é um projeto de desenvolvimento nacional, cuja principal marca é um Brasil para todos, na medida em que o enfrentamento da exclusão social nos permitiu reduzir o desemprego, seja pela elevação do nível de emprego, pela ampliação dos salários na economia nacional ou pela ampliação das políticas públicas”, disse Pochmann, projetando ainda o futuro da economia nacional em 2015. “Nós vamos ter o ano de 2015 muito positivo, pois já teremos a possibilidade de resolver os problemas da balança comercial, que dependem, por exemplo, da importação de combustível, com a conclusão da refinaria de Pernambuco. E com maior maturação de uma série de investimentos e estruturas que foram tomados neste período”, analisou o economista.
A entrevista completa pode ser lida em http://www.redebrasilatual.com.br/eleicoes-2014/qual-candidatura-defendera-os-empregos-e-os-salarios-8879.html