Presidenta afirma que Enem tornou acesso ao ensino superios mais democrático
A presidenta Dilma Rousseff afirmou na tarde desta quarta-feira (14) que o acesso ao ensino superior ficou mais democrático com o ENEM. “O Enem abre a possibilidade de você simultaneamente acessar quase 4 mil cursos. No passado, só quem tinha recursos podia pagar uma passagem de avião, ou até ia de ônibus mesmo, mas tinha que ter recursos, podia fazer simultaneamente vários vestibulares” disse a presidenta em entrevista coletiva na capital paulista.
Além de desejar boa sorte aos 8,72 milhões de inscritos, a candidata destacou que o exame permite o acesso a outras oportunidades, como as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou participação no Programa Ciência Sem Fronteiras. “Nós já temos 86 mil de pessoas que participam ou participaram do Ciência Sem Fronteiras, vamos chegar aos 101 mil, que era a meta”, disse.
Segundo Dilma, o programa de intercâmbio de estudantes com outros países promove a melhora do ensino nacional. “São essas iniciativas que permitem que estudantes brasileiros, e o próprio país, acessem o que há de melhor no mundo e diminua a diferença entre os padrões de ensino no Brasil e no exterior”, declarou.