SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 13/07/2016 - 13h13 | Redação

Prefeitura investe em programa para disseminar uma alimentação saudável

A Prefeitura de São Paulo lançou no dia 29 de junho o 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo. A ideia é garantir à população o acesso a uma alimentação saudável e incentivar a produção orgânica dos pequenos produtores.

O PLAMSAN faz parte de um conjunto de iniciativas da chamada economia solidária, uma política que se baseia na troca e que tem como principal valor a inclusão e a cooperação. 

A participação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan), também foi importante para a elaboração do Plano. Em 2013, o Conselho foi reestruturado pelo prefeito Fernando Haddad (PT), que reafirmou o seu compromisso de criar uma política municipal de segurança alimentar e nutricional.

O secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, destacou a importância do projeto. “Queremos fortalecer o cinturão verde de São Paulo”, disse à Rádio da Rede Brasil Atual. Na zona sul de São Paulo, mais de 400 produtores rurais da agricultura familiar estão produzindo alimentos orgânicos.

A prefeitura de São Paulo oferece assistência a esses trabalhadores com formação, qualificação e ajuda técnica. Além de beneficiar os pequenos produtores, o Plano também engloba uma logística de venda dos alimentos, como, por exemplo, para as escolas municipais. O intuito é incentivar a educação alimentar, garantindo que as crianças possam comer de forma mais correta e saudável e levem isso para os pais, em casa.