SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 02/02/2021 - 14h25 | Redação

Petroleiros distribuem botijão de gás em protestos

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos realizaram nesta segunda-feira (1º) atos em todo o país contra a política de reajuste dos derivados do petróleo imposta pela direção da Petrobrás.

Em ações de solidariedade, a categoria subsidiou a distribuição de 1.180 botijões de gás, que foram doados ou vendidos pela metade do preço praticada pelas distribuidoras. As mobilizações ocorreram em regiões da periferia de Pernambuco, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Esteio (RS).

Desde 2016, a empresa pratica o Preço de Paridade de Importação (PPI), que varia conforme o sobe e desce do valor do barril de petróleo no mercado internacional e as oscilações do dólar e dos custos de importação, o que faz com que os reajustes sejam frequentes e abusivos.

Os petroleiros vêm denunciando há quatro anos esse disparate, que fez o preço do botijão de gás subir mais de 130% desde julho de 2017 e a gasolina e diesel sofrerem reajustes nas refinarias de 60% e 43%, respectivamente.

O preço do barril do petróleo segue no mesmo ritmo e aumentou 15,40% neste mesmo período enquanto a inflação medida pelo INPC (IBGE) ficou em 15,02%.