Pesquisa XP aponta Lula na liderança nas próximas eleições
A pesquisa XP/Ipespe de intenções de voto para 2022, divulgada ontem (5) apresenta Lula tecnicamente empatado com Bolsonaro, no primeiro turno. Lula saltou de 17% das intensões de voto em maio de 2020, para 29% atualmente. Já Bolsonaro ainda aparece com 28% das intenções. Esta simulação foi estimulada, quando o eleitor escolhe o seu candidato dentre as opções apresentadas pelo entrevistador.
Já na simulação espontânea, quando o entrevistado responde o nome que quiser, Lula aparece com 21% das intenções de voto e Bolsonaro, com 24%. Ambos estão empatados tecnicamente também nesse índice, dentro da margem de erro. No entanto, o salto de Lula é relevante: saiu de 5% em 21 fevereiro de 2021 e foi para 17% em 11 de março, data da última pesquisa XP/Ipespe, chegando em abril a 21%. Bolsonaro, por sua vez, tinha 25% em março e está entre a queda e a estagnação.
O levantamento também aponta que a avaliação negativa (ruim/péssimo) do governo Jair Bolsonaro subiu três pontos percentuais e agora soma 48%, em comparação à última rodada da pesquisa divulgada em março passado.
Segundo a sondagem, 60% dos entrevistados passaram a desaprovar a maneira como Jair Bolsonaro administra o país, frente a 56% em março e em oposição a 33% que ainda afirmam aprovar a administração atual. Não souberam ou não responderam a essa questão 7% dos pesquisados.
O levantamento XP/Ipespe foi realizado entre os dias 29 e 31 de março