Pauta dos químicos está com os patrões
As duas federações de trabalhadores do ramo químico, Fetquim/CUT e Fequimfar/Força Sindical, se uniram, pelo segundo ano consecutivo, para formalizar a entrega da pauta da Campanha Salarial 2018 aos patrões, ontem (26), na sede dos Químicos de São Paulo.
O coordenador da Fetquim, Airton Cano, lembrou o momento difícil e enalteceu a importância da união e da manutenção do diálogo. O coordenador da Fequimfar, Sergio Leite, também salientou a importância da união e destacou que as duas federações estão trabalhando para unificar suas convenções coletivas, se possível, já em 2019.
Pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2018
A Campanha Salarial deste ano irá reivindicar a reposição da inflação e mais 5% de aumento real, além de concentrar esforços sobre quatro importantes pontos que precisam ser discutidos para resguardar os trabalhadores da reforma trabalhista.
Desde a aprovação da reforma trabalhista, no ano passado, a Convenção Coletiva de Trabalho dos químicos ganhou uma importância ainda maior. “Nossa Convenção tem sido o nosso grande trunfo contra as investidas patronais e nosso maior objetivo é a garantia de direitos e sua renovação por mais dois anos ”, diz Osvaldo Bezerra, coordenador geral do Sindicato.
Acompanhe abaixo a pauta de reivindicações que foi entregue aos patrões:
Cláusulas econômicas
- Reajuste salarial: reposição da inflação mais 5% de aumento real.
- Piso: R$ 1.700.
- PLR: equivalente a dois pisos.
- Convenção Coletiva com validade de dois anos.
Cláusulas sociais
- Homologação obrigatória no sindicato.
- Proibição do trabalho das gestantes em local insalubre.
- Discussão sobre jornada de trabalho só com a presença do sindicato.
- Sustentação financeira da entidade sindical e inclusão de uma nova cláusula sobre resolução de conflitos.