Partidos pedem cassação do deputado Bolsonaro
O PT, PCdoB, PSB e PSOL apresentaram nesta quinta-feira (11) uma representação à Corregedoria da Câmara Federal pedindo a cassação do deputado Jair Bolsonaro por quebra de decoro parlamentar.
O deputado excedeu os limites e extrapolou ao ameaçar a Deputada Maria do Rosário em um discurso na tribuna dizendo a seguinte frase: “só não lhe estupro porque você não merece”. O deputado já havia feito a mesma ameaça à Maria do Rosário no Salão Verde da Câmara Federal em 2003, chegando até a empurrar a deputada, durante uma entrevista a uma rede de televisão.
O pedido de cassação deverá ser encaminhado diretamente ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar uma vez que está sendo feito por partidos políticos. A expectativa é de que o processo seja breve.
Não é a primeira vez que Bolsonaro deixa a sociedade perplexa com suas declarações violentas, machistas e homofóbicas. O deputado protagoniza situações de natureza violenta e desequilibrada, como por exemplo quando se colocou contra a criação da Comissão Nacional da Verdade; agrediu um colega parlamentar durante uma visita ao DOI-Codi do Rio de Janeiro; agrediu verbalmente Preta Gil; e chegou a dizer que preferia ter um filho morto a ter um filho gay.
Parlamentares mulheres se manifestaram repudiando as afirmações de Bolsonaro. A deputada Maria do Rosário declarou que vai entrar com um processo contra ele e pediu à Câmara dos Deputados que o mantenha distante.