Papa Francisco recusa convite de Temer
Recentemente, o papa Francisco recusou o convite do presidente Michel Temer de visitar o país nas celebrações dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Na opinião do frei e teólogo Leonardo Boff, a atitude do papa é coerente com a opção da igreja católica pelos pobres e marginalizados. Francisco também recusou convite da Argentina, pelo mesmo motivo.
Em sua resposta ao governo o papa diz: “não posso deixar de pensar em tantas pessoas, sobretudo nos mais pobres, que muitas vezes se veem completamente abandonados e costumam ser aqueles que pagam o preço mais amargo e dilacerante de algumas soluções fáceis e superficiais para crises que vão muito além da esfera meramente financeira”.
Para o frei, o papa deixa claro de que lado está: “Ao lado das vítimas, dos que sofrem, coisa que este governo está produzindo. Se ele viesse ao Brasil seria legitimar esse estado de coisas, o que ele nunca faria. Ele foi coerente ao não ir à Argentina e não vir ao Brasil. Enquanto houver formas duras, ditatoriais, eu diria, de governo e de relação com o povo, o papa não dará seu apoio e não visitará esses países.” Na ocasião do processo de impeachment a presidenta Dilma Roussseff recebeu uma carta de solidariedade do papa.
Com informações da Rede Brasil Atual.