Os movimentos sociais no Fórum Social Mundial
Mais de 150 mil pessoas participaram em Nairóbi, no Quênia, da 7a. edição do Fórum Social Mundial, de 20 a 25 de janeiro de 2007. A CUT, o Governo Brasileiro, os Movimentos Sociais, Organizações Não-Governamentais e o Movimento Sindical em geral marcaram presença na África para debater formas de libertar o mundo da dominação do capital e qualquer forma de imperialismo.
As discussões do Fórum, a troca de experiências, a solidariedade e a união dos trabalhadores são importantes saídas, e representam esperanças, para a construção de um outro mundo, livre do capitalismo e de qualquer forma de imperialismo.
Lideranças dos movimentos sociais de todo o mundo reunidos no Fórum escreveram um manifesto o qual publicamos alguns trechos. O manifesto na integra pode ser encontrado na página da CUT (www.cut.org.br).
Manifesto dos movimentos sociais
“A expressiva participação e represen-tatividade registradas neste 7º FSM refletem o crescimento de uma consciência antiimperialista que se alastra pelo planeta, afirmando a necessidade da construção de novas relações econômicas, políticas e sociais baseadas na paz e na solidariedade.
Os movimentos sociais vêem com otimismo as mudanças políticas no continente latino-americano e vão continuar pressionando para aprofundar os benefícios por uma outra América”.