OIT Brasil lança sistema inédito de indicadores municipais de trabalho decente
Na última sexta-feira (28), o escritório da OIT (Organização Internacional do Trabalho) no Brasil lançou o Sistema de Indicadores Municipais de Trabalho Decente, no qual serão disponibilizados online os relatórios sobre o tema nos 5.565 municípios existentes no país em 2010. O sistema é baseado no Censo de 2010 e em outras estatísticas do IBGE, além disso, também recorre a registros administrativos de várias instituições do Sistema Estatístico Nacional, assim como a informações provenientes do Ministério do Trabalho e Emprego, da Previdência Social e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
“O lançamento de um conjunto de dados sobre trabalho decente em nível municipal tão completo e específico como este é inédito no mundo”, declarou a diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo. “As informações reveladas por este sistema são extremamente valiosas por permitirem a identificação das oportunidades e dos desafios particulares de cada um dos 5.565 municípios brasileiros nesse âmbito. Dessa maneira, elas constituem um recurso estratégico para a melhor implementação da Agenda e do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente”, explicou.
Os dados do sistema serão organizados de acordo com 10 diferentes áreas temáticas, correspondentes às dimensões de medição do trabalho decente: oportunidades de emprego; rendimentos adequados e trabalho produtivo; jornada de trabalho decente; conciliação entre o trabalho, vida pessoal e familiar; trabalho a ser abolido; estabilidade e segurança no trabalho; igualdade de oportunidades e de tratamento no emprego; ambiente de trabalho seguro; seguridade social; e diálogo social e representação de trabalhadores e empregadores.