Ocupações escolares seguem com determinação judicial
O movimento dos alunos da rede pública estadual contra o fechamento de escolas está ganhando cada vez mais força. Na quinta-feira passada (19) o secretário de Educação,Herman Voorwald, apresentou uma proposta de suspensão temporária da reorganização escolar. A oferta exigia que os alunos desocupassem as escolas para que então houvesse diálogo entre as partes.
O secretário disse que a reintegração estaria suspensa até que o governo recebesse uma proposta por parte dos alunos, que seria analisada. Entretanto, alguns alunos viram a medida como uma tentativa de enfraquecer o movimento e encerrar as ocupações.
Hoje (23) desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decretaram que seriam mantidas legalmente todas as ocupações escolares. Estudantes comemoraram a decisão e esperam que com isso o governador Geraldo Alckmin (PSDB) se disponibilize para dialogar com eles.
Hoje, às 18h, haverá uma assembleia na União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes) para discutir ações desse movimento.