O sonho da Casa Própria
O Brasil passou por um período muito difícil na área da construção de habitações. Segundo alguns especialistas, é o setor da construção civil um dos mais importantes do país, porque, além de gerar um consumo de bem imóvel, é um dos setores que mais contrata e movimenta toda a cadeia produtiva.
O financiamento oferecido pelas instituições financeiras, particulares ou do Estado, tinham taxas de juros abusivas, sendo possíveis apenas para pessoas com excelentes rendimentos. O Governo Lula mudou isso. Hoje, é possível a compra da casa própria através de financiamentos sem grandes dificuldades.
As taxas de juros podem ser de apenas 6% ao ano, dependendo do salário. A Caixa Econômica Federal tem um papel importantíssimo nessa nova fase de financiamentos habitacionais. Embora existam financiamentos em alguns bancos privados, por conta da política do Governo Lula, a Caixa se consolidou como o banco mais importante nessa área.
Apenas no ano de 2009 o balanço de financiamentos da Caixa Econômica totalizou 275,5 mil contratos fechados. O presidente Lula disse que o PAC 2 tem verba para a construção de mais de 1 milhão de casas populares com subsídios do Governo Federal. Felizmente, a comparação é inevitável. O Brasil mudou, e mudou para melhor.