SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 02/04/2020 - 18h14 | Redação

Nova MP do governo vai autorizar corte de salário e jornada em até 100%

O governo  Bolsonaro anunciou nova medida provisória (MP), desta vez autorizando corte de salário e jornada dos trabalhadores formais durante a pandemia do coronavírus.

As reduções poderão ser feitas em qualquer percentual, inclusive atingindo a totalidade do salário, e têm prazo máximo de 90 dias.

A nova medida também libera a suspensão de contratos de trabalho por até dois meses, mas estabelece o pagamento do seguro-desemprego nesses casos.

Enquanto permite o corte de salários em até 100% para que uma empresa em dificuldade possa ter algum alívio, a nova MP não prevê, entretanto, garantia de manutenção dos empregos como contrapartida.

O governo também  não assegura complementações integrais do que deixará de ser pago pelos empregadores – como acontece em outros países. Em linhas gerais, os trabalhadores abrangidos pela MP receberão uma “compensação” apenas parcial do governo, utilizando recursos do seguro-desemprego. O valor do seguro-desemprego varia de R$ 1.045 a R$ 1.813,03.

De acordo com cálculos de técnicos da bancada do PT no Senado, a nova MP é “perversa” por permitir arrocho na renda do trabalhador num momento em que a economia precisa de impulso do Estado para não acelerar uma recessão e uma crise social generalizada.

O movimento sindical, partidos de oposição e  economistas  têm alertado de que o momento exige ação forte – e recursos – do Estado para salvar vidas e manter ao menos o mercado interno aquecido.

*Com informações da CUT