SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 08/06/2007 - 18h18 | Redação

Notas sobre a situação da educação

Educação 1

A educação no Estado de São Paulo vai de mal a pior. Depois de mais de 12 anos de governo do PSDB e Democratas (antigo PFL), as escolas de ensino médio sucateadas, os salários dos profissionais da educação cada vez mais achatados. Crianças e adolescentes que passam pela escola e saem sem saber ler e escrever. Em todas as regiões do Estado há um sem número de reclamações contra a situação em que o governo do PSDB/Dem mantém a educação pública no Estado.

Educação 2

Como não bastasse o sucateamento  da escola pública, no início do mandato, em janeiro de 2007, o governador José Serra publicou uma série de decretos, dentre os quais criou a Secretaria de Ensino Superior, numa clara e audaciosa intervenção na autonomia das Universidades Públicas paulista. Como as reitorias se mantiveram no início coniventes com o ato, os estudantes em assembléia decidiram dar uma basta nos desmandos e ocuparam a reitoria da USP (Universidade de São Paulo).

Educação 3

Em solidariedade aos estudantes da USP, alunos de várias universidades estaduais, no interior do Estado, entraram em greve, seguidos pelos professores e funcionários e diversos segmentos da sociedade. Diante da situação o governo não teve outra saída senão negociar e teve que rever o decreto, mas ainda persiste a intransigência característica dos governos do PSDB/Dem, hoje comandado no Estado por José Serra, que transformou direitos sociais em mercadoria que só alguns podem adquirir.