SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 20/06/2006 - 17h01 | Redação

Notas: eleições 2006

As últimas pesquisas de intenção de voto para presidente, nas eleições que acontecem em outubro próximo, mostram que o presidente Lula vence as eleições no primeiro turno, e com uma margem considerável de votos. Última pesquisa Ibope, Lula aparece com 48% das intenções de voto, enquanto o “chuchumbo”, candidato da oposição, não consegue decolar; há meses não passa dos 20% das intenções de voto. O resultado da pesquisa mostra que Lula vence no primeiro turno com 63% dos votos válidos.

O PT homologou a candidatura do senador Aloísio Mercadante para o governo do Estado de São Paulo. Para o senado federal, o PT homologou a candidatura à reeleição do Senador Eduardo Suplicy, que aparece com 45% nas pesquisas. Na convenção, realizada no início de junho, foi homologada, ainda, a chapa de candidatos a deputados estaduais e federais. Para o eventual segundo mandato do presidente Lula o partido pretende eleger uma grande bancada de deputados a fim de dar suporte aos governos federal e estadual.

A justiça eleitoral estabeleceu novas regras para as eleições, que deverão valer já em outubro próximo. Para combater a corrupção eleitoral, o caixa 2, entre outras coisas, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estabeleceu que os partidos e candidatos não podem distribuir materiais como: camisetas, bonés e brindes. Também não poderão colar cartazes ou faixas em postes nem colocar out doors. Os candidatos estão proibidos de receber doação em dinheiro, qualquer doação deve ser feita via depósito bancário.

As proibições do TSE visam também manter as cidades limpas, ou seja, nenhum candidato poderá sair colando cartazes, pintando muros, pendurando faixas. Vale agora a proposta, o projeto, a capacidade de diálogo. Os militantes dos partidos terão peso fundamental, pois, os candidatos terão de apresentar propostas políticas. O convencimento dos eleitores não poderá ser com trocas de favores, brindes. Aqueles que pleiteiam uma vaga, seja para o legislativo ou executivo, terão de convencer o eleitor a partir de seu projeto político.