Notas
Educação 1
O Governo Lula apresentou o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação). O plano é um esforço para dar um salto no nível de ensino do país, além de equiparar em qualidade os municípios brasileiros. As medidas, de curto, médio e longo prazo, contemplam o ensino básico, superior, profissional e continuado e, envolvem a gestão dos governos federal, estaduais e municipais. O Plano vai mobilizar as famílias, diretores de escolas, professores. Dentre outras questões o PDE tem metas de qualidade no ensino para avaliar o aprendizado das crianças e adolescentes.
Educação 2
Dentre as medidas já apresentadas pelo governo como parte do PDE uma é o plano de alfabetização de jovens e adultos que, passa a abrigar conceitos de regionais e qualificação do material didático, num aperfeiçoamento do programa Brasil Alfabetizado. Outra medida diz respeito ao ensino superior, com a ampliação do prazo de pagamento do financiamento estudantil, que pode alcançar até 100% da mensalidade. O pagamento deverá ser efetuado pelo sistema de consignação, com desconto em folha, quando o jovem estiver formado e empregado.
Educação 3
O governo federal vai levar o tema dos Direitos Humanos a todas as instituições de ensino públicas e privadas. O PNE em Direitos Humanos lançado em março está estruturado em cinco temas: educação básica, ensino superior, educação não-formal, formação de profissionais de segurança e justiça e educação e mídia. O objetivo é promover a educação como instrumento de transformação cultural voltado à afirmação dos Direitos Humanos. A proposta está em estudo desde 2003 e recebeu contribuições profissionais do sistema de ensino, do sistema judiciário, conselheiros de direitos, entre outros.