Mulheres sairão às ruas amanhã, no Dia Internacional da Mulher
Amanhã, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Em São Paulo, haverá uma grande marcha, com concentração no vão do MASP, a partir das 16h. A Frente Brasil Popular (FBP), que reúne mais de 50 movimentos sociais, e a CUT, estarão no evento, unidas à todas as mulheres presentes.
A marcha será um ato simbólico pelos direitos das mulheres no trabalho e na sociedade. Entre as principais bandeiras da CUT estão a luta contra a reforma da previdência, apoio à legalização e descriminalização do aborto, ratificação das Convenções 189 e 156, fim da violência contra mulher nos locais de trabalho e uma educação igualitária.
Outro ponto importante da marcha é a questão da jornada de trabalho da mulher, que muitas vezes é dupla ou tripla. Dados do IGBE divulgados este mês comprovam que as mulheres continuam ganhando menos do que os homens e trabalhando mais.
A vice-presidenta da CUT, Carmen Foro, também comentou sobre a importância da união no atual cenário político do País. “A democracia está em jogo no país, querem tomar o poder de qualquer jeito e um golpe está em curso. Os movimentos sociais, sindicais e populares estarão juntos conosco na luta desta terça. É momento de unidade e de luta para enfrentarmos os que não se preocupam com o país e com a classe trabalhadora”, disse.