Mulheres realizam encontro em Atibaia
No último fim de semana, dias 7 e 8 de novembro, o Sindicato dos Químicos de São Paulo realizou o encontro anual de mulheres, em Atibaia, com a participação de cerca de duzentas mulheres da categoria.
Antes desse encontro, foram realizados três encontros regionais: em agosto, em São Miguel Paulista; em setembro, na Lapa; e em outubro, em Santo Amaro.
Os encontros abordaram a violência doméstica, a discriminação no trabalho, as diferenças salariais entre homens e mulheres e a falta de compreensão dos maridos no compartilhamento de tarefas. “Todas nós sofremos isso na pele. Trabalhamos fora de casa como os homens, mas temos que dar conta de tudo em casa sozinhas. São poucos os companheiros que se dispõem a ajudar”, denuncia Célia.
De acordo com a dirigente, essa luta ainda deve ser longa. “São anos de machismo e isso não se muda da noite para o dia”, avalia. Por outro lado, esse foi o primeiro encontro da categoria em que a diretoria feminina comemorou ocupar um número maior de cadeiras na direção da entidade. “Aqui no Sindicato já somos 40% de mulheres e na direção da CUT já somos 50%. O caminho é esse: ocupar os espaços nas empresas, na política, em todos os lugares”, conclui Célia.