Mulheres do Sindicato dos Químicos de São Paulo presentes na manifestação do dia 8 de março
No dia em que se celebra o Dia Internacional de Luta das Mulheres, 8 de março, o Sindicato dos Químicos de São Paulo e região convocou as companheiras da categoria para se fazerem presente no Ato Unificado, convocado pela CUT-SP, a partir das 14h na Praça da Sé, seguida de passeata até a Praça da República.
Químicos de São Paulo, desde a fundação da CUT, participam ativamente das atividades convocadas pela Central e, neste ano se faz presente na manifestação das mulheres, que tem como tema central “Nenhum Direito a Menos – Nossa Luta é pela Igualdade”.
As mulheres do Ramo Químico na capital são hoje mais de 40% da categoria, estão presente no chão de fábrica e nos escritórios, especialmente no setor de cosméticos e farmacêuticos. A prioridade na luta das mulheres na categoria é pela licença-maternidade de 180 dias, pelo fim do Assédio Moral, pela equiparação salarial com os homens, entre outras bandeiras de luta.
Para Célia Alves dos Passos, coordenadora da Secretaria de Gênero do Sindicato, participar das atividades da CUT é um compromisso de classe, um compromisso da mulher trabalhadora no Ramo Químico. “Mais uma vez vamos marcar presença nesta atividade muito importante da nossa Central. Vamos levar juntas, nas ruas da
capital, nossas bandeiras de luta e celebrarmos também nossas conquistas, dentre elas os 80 anos do voto feminino no Brasil e a eleição da primeira mulher presidenta do Brasil, eleita pelos trabalhadores e trabalhadoras.”