Muita luta e conquistas marcam o ano de 2010
O ano de 2010 foi excelente para a luta dos trabalhadores associados ao Sindicato dos Químicos de São Paulo. Avançamos muito na organização dentro e fora das empresas. Conquistamos importantes reajustes salariais para nossa base com aumentos acima da inflação. Aprofundamos os debates em temas como: juventude, gênero, raça, direitos humanos, lgbt, entre outros. Organizamos atividades relacionadas à cultura. Discutimos a saúde do trabalhador. Elegemos a primeira mulher para a Presidência da República. Esse foi um ano dos trabalhadores!
A luta de classes é contínua, os patrões defendem seus interesses e nós, trabalhadores, lutamos a cada dia por mais humanização no ambiente de trabalho. Entendemos que além das condições de saúde, necessárias para a realização das atividades impostas, também precisamos de salários justos que sejam suficientes para a sobrevivência de nossas famílias. Por isso, lutamos muito nas campanhas salariais de 2010. Mobilizamos trabalhadores de inúmeras fábricas e montamos nossas pautas de reivindicações. O resultado foi organização, aumentos: salariais e de benefícios acima da inflação.
Um tema foi destaque nas atividades do Sindicato em 2010, a homenagem à memória de Virgílio Gomes da Silva, operário da nossa categoria desaparecido durante o período da Ditadura Militar. Fizemos várias atividades para lembrar o companheiro e tivemos como resultado uma busca pelos restos mortais de Virgílio, feita pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal. O primeiro passo foi dado em 2009 e estamos bem próximos de conseguir encontrar, talvez, ainda em 2010.
Organizamos várias atividades com objetivo de conscientizar toda a categoria sobre importantes temas sociais como: valorização da participação das mulheres na sociedade; inclusão sem qualquer discriminação das pessoas com as mais diferenciadas orientações sexuais; discussão de como reparar os danos causados pela escravidão e suas conseqüências ainda hoje; pensar em como a juventude pode ter acesso a emprego e cultura; promoção de campeonato de futebol society, concurso de poesia, entre outras atividades para integrar os trabalhadores.
Fora das atividades sindicais os trabalhadores venceram a disputa de projeto. Dilma Roussef venceu! Temos pela primeira vez na história do Brasil uma mulher na Presidência. Continuamos com o compromisso de avanços para os trabalhadores e investimentos sociais. Para 2011 as perspectivas são as melhores possíveis, com Dilma na Presidência o Brasil continuará no caminho de desenvolvimento que o presidente Lula traçou nos últimos oito anos.
Em 2011 contamos com todos os companheiros para conquistarmos ainda mais. Desejamos a todos um Natal repleto de alegrias e um Ano Novo de mais conquistas para todos. Grande abraço.