SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 14/09/2006 - 14h21 | Redação

Máquinas injetoras: convenção em debate

O sindicato dos químicos e plásticos  de São Paulo foi o primeiro no Brasil a conquistar depois de muita luta a Convenção Coletiva sobre a Prevenção de Acidentes em Máquinas Injetoras de Plástico.
Até início da década de 1990 acidentes de trabalho vitimavam milhares de trabalhadores que ficavam mutilados por conta de acidentes que poderiam ser evitados.

Diante da iniciativa deste Sindicato a Abiplast (Associação Brasileira das Indústrias Plásticas) assinou a Convenção. A primeira Convenção foi assinada em 1995 e contou com a participação dos demais sindicatos do ramo químico do estado de São Paulo sob coordenação da CNQ/CUT.

A convenção garantiu várias conquistas dos trabalhadores. Alguns destaques: se o trabalhador sofresse acidente teria estabilidade até a aposentadoria; as empresas tiveram que garantir equipamentos de segurança nas máquinas injetoras; outra conquista foi a realização de curso de capacitação para operadores de máquinas injetoras de plástico.

A cada período a Convenção é renovada, por isso, a Assembléia da categoria dia 22/09 também terá como pauta o debate sobre renovação da Convenção Coletiva das Máquinas Injetoras que reduziu em mais de 60% os índices acidentes.